Comentário: bom ambiente de negócios torna mercado chinês mais atrativo

0
3

Segundo dados mais recentes do Ministério do Comércio da China, nos primeiros sete meses deste ano, 35.239 empresas com investimento estrangeiro se estabeleceram no país, uma alta de 99,1% em comparação com o mesmo período de 2017. Entre elas, 5.648 empresas foram estabelecidas em julho, um crescimento de 113,1% em relação ao mesmo mês do ano passado.

O mais importante é que o investimento estrangeiro recebido pela China tem agora maior qualidade. O Ministério revelou ainda que nesses sete meses, o investimento estrangeiro no setor de alta tecnologia cresceu 7,5%. Ou seja, 21,5% do investimento estrangeiro deste período foram destinados à alta tecnologia. Evidentemente, a otimização estrutural do investimento estrangeiro favorece o desenvolvimento econômico chinês com uma qualidade mais alta.

Mas no momento de uma guerra comercial iniciada por Washington, e uma complexidade econômica no cenário internacional, qual é a razão de o capital estrangeiro escolher o país asiático?

O ambiente de negócios na China está melhorando, e o governo central reduziu os limites ao investimento estrangeiro. O país possui vantagens na cadeia industrial, na capacidade de produção e no mercado. Além disso, a China já demonstrou firme determinação e ações para ampliar a abertura, um movimento difícil nesse contexto de protecionismo comercial.

A onda de investimento estrangeiro na China demonstra a confiança e a expectativa do capital internacional, e também a tendência de globalização.

Este ano marca o 40º aniversário da reforma e abertura da China. O presidente chinês, Xi Jinping, anunciou no Fórum Econômico Mundial de 2017 que o país asiático atrairá US$ 600 bilhões de investimentos estrangeiros entre 2017 e 2021. No futuro, a China continuará a reduzir os limites aos investidores de outras nacionalidades. Assim, criará um ambiente de negócio mais ativo, beneficiando ainda mais as empresas de fora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here