Comentário: China e Mônaco são parceiros amistosos independentemente das diferenças e distância

Comentário: China e Mônaco são parceiros amistosos independentemente das diferenças e distância

A convite do Príncipe Albert II de Mônaco, o presidente chinês, Xi Jinping, visitará o país europeu no dia 24. Será a primeira visita do chefe de Estado da China à Mônaco desde o estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países em 1995. Esta visita será um sinal ao mundo que independente das diferenças dos tamanhos, fases de desenvolvimento e da distância, os países podem ser parceiros de igualdade, amizade e cooperação.

Em comparação com o território chinês de 9,6 milhões de quilômetros quadrados, Mônaco tem apenas 2,02 quilômetros quadrados e é o segundo menor país do mundo. Porém, a renda per capita dos monegascos ultrapassa 170 mil euros, uma das mais altas do mundo, enquanto a China ainda é o maior país em desenvolvimento do mundo.

Mas as diferenças não impedem as cooperações entre os dois países. Em 2012, a Monaco Telecom já começou a cooperar com a empresa chinesa Huawei. Em 2016, as duas empresas estabeleceram a primeira banda larga de Gigabit do mundo em Mônaco. Em junho de 2017, Mônaco assinou um acordo de cooperação com a empresa Alipay para facilitar o consumo dos turistas chineses em seu território.

Para a China, mesmo sendo pequeno, Mônaco acumulou suas próprias experiências de desenvolvimento com respeito à natureza e à história, o que vale como aprendizagem para a China.

Tradução: Luís Zhao

Revisão: Gabriela Nascimento

0 Comentários