Comentário: Contramedida chinesa a sobretaxa americana é racional e flexível

0
3

A China decidiu ontem (3) aplicar sobretaxa a US$ 60 bilhões a mercadorias norte-americanas, em resposta ao aumento da sobretaxa dos EUA a US$ 200 bilhões de produtos chineses. As proporções de sobretaxa chinesa variam em quatro categorias e o país agirá conforme a conduta norte-americana.

O porta-voz do Ministério do Comércio chinês afirmou que as reações chinesas foram tomadas com racionalidade e contenção.

As contramedidas chinesas foram aprovadas com a plena consideração do bem-estar da população, sustentabilidade das empresas e operação da cadeia industrial global. As razões são as seguintes.

Primeiramente, a China não perseguia uma reação contra os EUA a todo o custo e sempre esperou minimizar os impactos à população e às empresas. Quanto ao governo Trump, a suprema importância é ganhar mais votos, até a custo dos interesses de todo o mundo.

Vale notar que o gabinete de representantes comerciais dos EUA prolongou, de 30 de agosto a 5 de setembro, a data de entrega de opiniões em escrita sobre a lista de produtos chineses que serão sobretaxados. Para os EUA, também não é fácil colocar as medidas em prática.

Segunda razão: as quatro categorias da sobretaxa chinesa foram decididas com base na substituibilidade dos produtos norte-americanos na vida do povo e produção das empresas. Isso mostra a flexibilidade das contramedidas chinesas.

Para resumir, a China defende a resolução das divergências comerciais por meios de negociações e com base em respeito mútuo e benefício recíproco.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here