Comentário: De mãos dadas, China e países árabes constroem em conjunto Cinturão e Rota de benefício recíproco

0
8

O presidente chinês inicia hoje (19) sua visita de Estado aos Emirados Árabes Unidos (EAU). Trata-se da primeira viagem internacional após sua reeleição como presidente chinês e também a primeira visita do chefe de Estado da China aos EAU nos últimos 30 anos.

Em 2012, os EAU estabeleceram a parceria estratégica com a China, tornando-se o primeiro país no Golfo Árabe a estabelecer essa parceria com o país asiático. Desde então, os dois países têm aprofundado as cooperações em infraestrutura, telecomunicação, setor financeiro, e cultura.

Em um âmbito mais geral, o reforço desta cooperação promove também a cooperação da iniciativa Cinturão e Rota entre a China e os países do Oriente Médio.

O líder chinês apontou em 2014 que a iniciativa Cinturão e Rota é um caminho de benefício recíproco e ganho mútuo para a China e o mundo árabe.

Para os países do Oriente Médio, a iniciativa Cinturão e Rota é uma oportunidade histórica de desenvolvimento, considerando seu importante papel intermediário na antiga Rota da Seda e a alta complementaridade com suas próprias estratégias de desenvolvimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here