Comentário: Iniciativa Cinturão e Rota fornece nova solução à reforma do sistema de governança global

0
3

Na visita ao Cazaquistão em setembro de 2013 e à Indonésia em outubro do mesmo ano, o presidente chinês, Xi Jinping, apresentou a iniciativa de construção do Cinturão da Rota da Seda e da Rota da Seda Marítima para o Século XXI. Nesta semana, no simpósio que marcou o 5º aniversário da Iniciativa, o líder chinês apontou que a sua construção conjunta corresponde à exigência endógena da reforma do sistema de governança global, fornecendo a esta última uma nova solução, além de demonstrar uma visão de futuro compartilhado.

A afirmação de Xi Jinping explicou profundamente os sentidos realista e histórico da Iniciativa Cinturão e Rota, que não só visa promover a cooperação econômica entre a China e o resto do mundo, mas também a reforma do sistema de governança global, além do estabelecimento da Comunidade de Futuro Compartilhado da Humanidade.

Atualmente, mais de cem países e organizações internacionais apoiam a construção da Iniciativa. O comércio de mercadorias entre a China e os países ao longo do Cinturão e Rota ultrapassou US$ 5 bilhões. Esses países atraíram US$ 60 bilhões de investimento direto, e criaram 200 mil empregos. Além disso, a Iniciativa foi incluída nas resoluções da Assembleia Geral e do Conselho de Segurança da ONU, sendo reconhecida mundialmente.

A Iniciativa Cinturão e Rota segue o princípio de consulta mútua, construção conjunta e compartilhamento de resultados. Nos últimos cinco anos, a construção desta Iniciativa promoveu a cooperação econômica do globo e tentou aperfeiçoar o sistema de governança global. Na próxima fase, segundo o presidente Xi Jinping, a construção da Iniciativa Cinturão e Rota deve se desenvolver com mais alta qualidade e alcançar mais resultados pragmáticos, trazendo mais benefícios aos povos do mundo inteiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here