Comentário: Países da OCS poderão criar a zona de livre comércio

Comentário: Países da OCS poderão criar a zona de livre comércio

Terminou no dia 12 em Dushanbe, capital do Tajiquistão, a 17ª Reunião do Conselho dos Líderes Governamentais da Organização de Cooperação de Shanghai (OCS). Os participantes reafirmaram a importância de consolidar o mecanismo comercial multilateral e se opor a todos os tipos de unilateralismo e protecionismo comercial.

O primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, lançou na reunião a proposta de pesquisar a possibilidade de estabelecer uma zona de livre comércio entre todos os países membros da OCS.

A população dos países da OCS representa a metade de todo o planeta, e o PIB total responde por 20% da economia mundial. Por isso, não será fácil concretizar a ideia do premier chinês. Mas sua execução é, sim, possível, pelas seguintes razões.

Primeiramente, os países membros da OCS têm uma boa base política de confiança mútua. A segunda razão reside no fato de que todos os países do grupo são defensores do livre comércio e das cooperações regionais. Terceira, com exceção do Uzbequistão, todos demais países são membros da Organização Mundial do Comércio e possuem a mesma posição quanto às regras comerciais.

0 Comentários