Comunidade internacional aplaude discurso do presidente chinês na 10ª Cúpula do BRICS

0
2

A 10ª Cúpula do BRICS foi realizada entre os dias 25 e 27 de julho, em Joanesburgo. O presidente chinês, Xi Jinping, proferiu um discurso importante intitulado “Transformar nossa visão em realidade”, apresentando uma proposta sobre a cooperação e o desenvolvimento do BRICS no futuro e reiterando que os países do bloco devem agarrar a tendência da história, aprofundar a parceria estratégica e consolidar a estrutura de cooperação. O discurso do líder chinês foi positivamente avaliado pela comunidade internacional.

Macharia Munene, professor da Universidade Internacional dos Estados Unidos em Nairóbi, considerou positivo o discurso do líder chinês. Para ele, especialmente o reforço da cooperação em comércio, investimento, setor financeiro e interconectividade entre os países do BRICS, ato que favorece a uma ordem econômica mundial mais equitativa.

Para Ronnie Lins, diretor-executivo do Centro Brasil-China, o multilateralismo e a consulta por diálogo sempre constituem um tom básico para desenvolver as relações entre os países do BRICS. Atualmente os cinco membros do bloco já elaboraram um amplo mecanismo de diálogo em diversos níveis para solucionar as dificuldades no desenvolvimento, tornando assim um modelo exemplar de igualdade e ganho mútuo nas relações internacionais.

Oliver Stuenkel, especialista em relações internacionais da Fundação Getúlio Vargas, apontou que uma grande amizade beneficia os países em desenvolvimento e a cooperação BRICS plus promove o diálogo entre economias emergentes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here