Embaixada chinesa se manifesta na Suécia por truculência contra turistas

Embaixada chinesa se manifesta na Suécia por truculência contra turistas

A Embaixada da China na Suécia divulgou neste sábado (14) um comunicado afirmando que se sente chocada e indignada com o tratamento truculento da polícia sueca dispensado a três turistas chineses. Eles estavam hospedados em um hotel de Estocolmo no dia 2 deste mês. A diplomacia chinesa criticou a ação da polícia sueca.

O cônsul Zhang Lei afirmou que tanto embaixada quanto o Ministério das Relações Exteriores da China apresentaram pedido oficial de negociação ao governo sueco para manifestar seu protesto e pedir a investigação do incidente. A China considerou que os atos da polícia sueca violaram gravemente a vida e os direitos básicos dos cidadãos chineses. Mas, até o momento, o país europeu não deu nenhuma resposta. A embaixada apelou novamente por uma explicação da autoridade sueca, solicitando as medidas necessárias para garantir os direitos dos chineses na Suécia.

A embaixada informa no pedido que o cidadão chinês Zeng e seus pais chegaram à capital sueca na madrugada do dia 2 de setembro e pretendiam se hospedar num hotel. Uma vez que o check-in só era permitido no período da tarde, o turista chinês tentou discutir com os atendentes após pedir para os pais descansarem no lobby. Neste momento, o hotel chamou a polícia para que outros hóspedes não fossem incomodados.

Os policias suecos usaram de violência e transportaram os turistas chineses para a localidade de um cemitério. No final, as três pessoas foram transferidas para centro da cidade com a ajuda de uma pessoa que passava pelo local. Zeng pediu posteriormente assistência à Embaixada chinesa.

0 Comentários