País ganhou 700 mil desempregados só na segunda semana de junho

País ganhou 700 mil desempregados só na segunda semana de junho

Carteira de trabalho: de acordo com o levantamento, existem outros 18,2 milhões de brasileiros fora da força de trabalho (Gabriel Ramos/Getty Images)

 

Cerca de 700.000 brasileiros entraram no contingente de desempregados só na segunda semana de junho. O total de pessoas que procuraram e não encontraram trabalho passou de 11,2 milhões na primeira semana do mês passado para 11,9 milhões no período de 7 a 13 de junho.

No início de maio, o total de desocupados era de 9,8 milhões. Os dados são da Pnad Covid, pesquisa telefônica do IBGE, divulgada nesta sexta-feira.

A pesquisa também mostra que mais de 1 milhão de pessoas que estavam afastadas do trabalho devido ao distanciamento social voltaram às suas atividades na segunda semana de junho. Comparando com os primeiros dias de maio, o aumento é de 4,2 milhões de trabalhadores.

De acordo com o levantamento, existem outros 18,2 milhões de brasileiros fora da força de trabalho, que gostariam de ter emprego e não procuraram vaga por causa da pandemia ou por não encontrarem trabalho na localidade em que moram.

O IBGE aponta que a população fora da força de trabalho, que não estava empregada nem procurava vaga, era de 74,9 milhões de pessoas. Na comparação com a semana anterior, o indicador apresentou estabilidade.

Segundo a pesquisa, a população ocupada está estimada em 83,5 milhões de brasileiros. O nível de ocupação caiu 0,3% em comparação à semana anterior, passando a 49%.

 

Fonte: exame.com

0 Comentários