Transtornos causados pela água fornecida pela Cedae são ‘inadmissíveis’, diz Witzel

Transtornos causados pela água fornecida pela Cedae são ‘inadmissíveis’, diz Witzel

Reprodução /TV Globo

 

O governador do Rio, Wilson Witzel, afirmou nesta terça-feira que são “inadmissíveis os transtornos que a população vem sofrendo por causa do problema na água fornecida pela Cedae”. Pelo Twitter, ele também afirmou que determinou “apuração rigorosa tanto da qualidade da água quanto dos processos de gestão da companhia”.

“A empresa deve acelerar a solução definitiva para aprimorar a qualidade da água e do tratamento de esgoto das cidades próximas aos mananciais. O consumidor não pode ser prejudicado”, acrescentou o governador.

Desde a semana passada, moradores de várias regiões do Rio de Janeiro reclamam da qualidade da água fornecida pela Cedae. Em várias regiões do estado – sobretudo Zona Oeste e Baixada – a água apresentou mudança na coloração, cheiro e gosto. Alguns moradores chegaram a relatar que se sentiram mal.

Segundo a Cedae, o que deixou a água com cor turva e sabor e cheiro estranhos foi a geosmina, uma substância produzida por algas. Segundo a companhia, o consumo não oferece risco.

Ainda assim, a empresa informou que começou a acrescentar carvão ativado no processo de purificação da água.

Também nesta terça, o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) cobrou da Companhia Estadual de Água e Esgoto (Cedae) mais informações sobre a qualidade da água. Os promotores querem que a empresa divulgue na internet os resultados da análise da água desde quando os problemas na qualidade do abastecimento começaram.

Fonte: g1.globo.com

0 Comentários