Xi Jinping publica artigo em jornal senegalês

0
4
Chinese President Xi Jinping takes part in a meeting with his French counterpart at the Elysee Palace in Paris, on March 26, 2014 in Paris. Xi was set today to sign a series of major business deals on the second day of a lavish state visit to France. Xi is on his first-ever European tour and after visiting The Netherlands and France will head to Germany and Belgium. AFP PHOTO POOL CHRISTOPHE ENA

Na véspera da sua visita de Estado ao Senegal, o presidente chinês, Xi Jinping, publicou hoje (20) no jornal senegalês O Sol um artigo intitulado China e Senegal reúnem-se com solidariedade.

No artigo, Xi Jinping lembrou que as relações entre China e Senegal já possuem 47 anos de história, e o apoio mútuo e a cooperação amistosa são a corrente principal, mesmo sofrendo algumas frustrações e dificuldades. Em 2005, os dois países reestabeleceram as relações diplomáticas, abrindo um novo capítulo para a parceria bilateral. A China apoia firmemente o Senegal na seleção do caminho apropriado para o seu desenvolvimento. E ao mesmo tempo, o Senegal apoia a China em relação às questões de interesse chave.

A China é atualmente o segundo maior parceiro comercial do Senegal e o maior importador de amendoim do país africano, tendo seu volume comercial crescido 16 vezes nos últimos dez anos. A China também é a maior origem de financiamento para o Senegal.

Xi Jinping disse no texto que a iniciativa Cinturão e Rota, proposta em 2013, tem como objetivo promover a construção e a interconectividade das infraestruturas, complementar as estratégias de desenvolvimento dos diversos países e realizar o desenvolvimento conjunto. Muitos países africanos, inclusive o Senegal, apreciam a iniciativa e estão dispostos a dela participarem.

O líder chinês sugeriu cinco pontos para desenvolver ainda mais a parceria China-Senegal, incluindo a persistência na confiança mútua e igualdade, o reforço da complementaridade das estratégias dos dois países, o aprofundamento da cooperação pragmática, a ampliação do intercâmbio entre os povos e a intensificação da cooperação nos assuntos internacionais e regionais.

Xi Jinping finalizou o texto afirmando que a China e o Senegal têm sonhos conectados e futuro compartilhado. Vamos nos esforçar pela união entre a China e o Senegal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here