A falta de emprego formal já levou quase metade dos brasileiros a trabalhar por conta própria. A mulher, campeã da correria, hoje, toca 8 milhões de empresas. Além disto, segundo pesquisas da Fundação Getúlio Vargas, ela começa mais cedo - entre 20 e 29 anos - e sozinha frequentemente, mantém a atividade por mais tempo - na 3ª idade, as empreendedoras são 20,4% do mercado, enquanto os homens não passam dos 16,1%. Os ramos preferidos da força feminina são a confecção e os serviços. Sendo que, das regiões brasileiras, a que melhor acolhe a empresária é a Sudeste - destaque para Rio e São Paulo. No fim do ano passado, o SEBRAE contabilizou 9,3 milhões de mulheres à frente de um negócio, sendo 45% destas, as principais - ou até únicas - responsáveis pela renda de suas famílias. Neste mundão feminino existem histórias de todos os gêneros: desde quem tenha tido a ideia de seguir o exemplo da mãe costureira, para se lançar no mercado de confecção e, em pouco tempo, se viu transformada em estilista influencer, a quem tenha escolhido cozinhar e distribuir com as próprias pernas, marmitas, agora transformadas em quentinhas de tanto sucesso que entregues até por motoqueiros. Quer se tornar uma empreendedora? Sonha em conseguir sucesso? Ajuda muito procurar a orientação de especialistas. O SEBRAE, por exemplo, que desde os anos de 1970, capacita e promove micro e pequenos empreendedores, oferece consultorias de graça. Basta se cadastrar no site - www.agenciasebrae.com.br - ou agendar o atendimento, possível até no modo presencial. Ligue para 08005700800. Se, no entanto, prefere já começar agora, siga com atenção, estas dicas: 1- Antes de se lançar em qualquer negócio, procure saber tudo sobre o que escolheu fazer: de que jeito produzir com máxima qualidade e custo mínimo; para quem vai produzir; como tornará seu produto conhecido; onde concentrará a venda. 2- Tenha confiança em si mesma - aprenda com os erros! E, sobretudo, mantenha a paciência: saiba perseverar, se o sucesso não vier rápido. 3- Desenhe um plano de ação e metas e cumpra ponto a ponto, os destaques desta programação. 4- Comece pequeno: não queira abraçar o mundo com as pernas. Ou seja, lance seu negócio de forma modesta, produzindo pouco com extrema qualidade e barateando a distribuição. 5- Promoções de lançamento: se for comida, por exemplo, de início, use e abuse de provinhas em família ou entre amigos e vizinhança. São bonecas de pano? Faça miniaturas baratinhas e presenteie as crianças na pracinha. Prefere confeccionar roupas? Crie peças bem bonitas para você mesma e desfile com elas por onde for. 6- Atenção especial: guarde sempre um percentual do faturamento para reinvestir no negócio! Festeje o sucesso, usufrua dos lucros, mas economize, mesmo que seja pouco a cada faturamento. BOA SORTE!
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