INSS começa a pagar 13º aos beneficiários a partir desta quarta-feira
A partir desta quarta-feira (24), os aposentados e pensionistas do INSS começam a receber a primeira metade do seu 13º salário. Normalmente, essa parcela é paga em agosto de cada ano, mas o governo decidiu antecipar o pagamento das duas parcelas para 33,6 milhões de beneficiários. A primeira parcela, que não tem desconto de Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF), representará um volume de recursos de R$ 33,68 bilhões, conforme dados da folha de pagamentos. O valor antecipado corresponde a 50% do total do abono anual, sendo que o imposto, quando aplicável, será descontado somente na segunda parcela do 13º.
Confira o calendário abaixo:
O pagamento da primeira metade do 13º salário do INSS será depositado junto com os benefícios referentes ao mês de abril, distribuído entre os dias 24 de abril e 8 de maio. Os primeiros a receber serão os segurados com benefício com dígito final 1 e que ganham até um salário mínimo vigente (R$1.412), seguindo-se um cronograma diário. Já a segunda parcela do 13º salário de 2024 será paga com os benefícios regulares de maio, creditada entre o fim de maio e o início de junho.
O calendário completo de pagamentos do INSS pode ser acessado no link “calendário 2024”. O abono é destinado aos segurados e pensionistas da Previdência Social que, ao longo de 2024, tenham recebido aposentadoria, auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, pensão por morte ou auxílio-reclusão.
O 13º é devido aos aposentados, pensionistas e também às pessoas que receberam, ao longo de 2024, benefícios temporários como auxílio por incapacidade temporária e auxílio-reclusão. Nestes casos temporários, o valor é proporcional ao tempo de recebimento do benefício.
Os beneficiários do salário-maternidade também têm direito ao 13º proporcional, mas este é pago junto com a última parcela do salário-maternidade, não sendo recebido agora junto com os demais beneficiários.
Porém, o décimo terceiro não é pago aos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Os idosos e pessoas com deficiência que recebem o BPC não têm direito a essa parcela adicional.
Para consultar informações sobre o pagamento do benefício, os segurados podem verificar o número do cartão do benefício no site ou no aplicativo Meu INSS, disponíveis para smartphones com sistemas Android e iOS. Além disso, também é possível obter detalhes por meio do serviço “Extrato de pagamento” no portal Gov.br ou pela central telefônica 135, que opera de segunda a sábado, das 7h às 22h.
0 Comentários