G20: Confira o esquema especial de trânsito que começará já nesta quinta-feira.

G20: Confira o esquema especial de trânsito que começará já nesta quinta-feira.

Foto: Marcos de Paula/Prefeitura do Rio

 

A CET-Rio organizou um esquema de trânsito especial para a reunião do G20, que trará líderes das 20 maiores economias mundiais, além de representantes da União Europeia e da União Africana, ao Rio de Janeiro. Entre os dias 14 e 17 de novembro, a Praça Mauá e a Zona Portuária receberão o G20 Social, o Festival Aliança Global e o U20. Já em 18 e 19 de novembro, ocorrerá a Reunião de Cúpula do G20 no Museu de Arte Moderna (MAM), na Glória.

Durante esse período, a cidade será percorrida por delegações internacionais e organizações, o que demandará operações para assegurar deslocamentos sem interferências e minimizar os impactos no trânsito. A operação contará diariamente com 130 operadores, 55 motocicletas e 22 veículos, cobrindo áreas diretamente envolvidas no evento e corredores importantes como a Linha Vermelha e a Av. Brasil, para orientar motoristas e pedestres nos bloqueios temporários e outras necessidades viárias.

Além disso, 20 reboques estarão estrategicamente posicionados para atender ocorrências e 30 painéis de mensagens variáveis informarão sobre o trânsito e darão orientações aos motoristas. No Centro de Operações Rio (COR), técnicos da CET-Rio monitorarão a movimentação por câmeras e, se necessário, ajustarão os sinais para garantir a fluidez.

As regiões mais impactadas incluem a Linha Vermelha, Linha Amarela, Aterro do Flamengo, orlas da Zona Sul e Barra da Tijuca, e a Praça Mauá, que terão trânsito modificado para acomodar as delegações e o público. Entre os dias 15 e 20 de novembro, as Áreas de Lazer do Aterro do Flamengo e das orlas da Zona Sul estarão suspensas para priorizar o trânsito das delegações.

No Aterro do Flamengo, onde o MAM sediará o evento principal, as pistas serão restritas a partir de 15 de novembro, com bloqueios no feriado de Proclamação da República e controle rigoroso nos dias 17 a 19. Durante esses dias, apenas veículos do evento terão acesso, enquanto em 20 de novembro, feriado da Consciência Negra, as vias serão reabertas ao trânsito, mas a área de lazer não será instalada.

Na Zona Sul, como hotéis da orla hospedarão delegações, haverá circulação constante de comboios acompanhados por batedores da segurança pública. Para permitir a passagem segura dos comboios, as áreas de lazer em Copacabana, Ipanema e Leblon serão suspensas nos dias 15, 17, 18, 19 e 20 de novembro.

Também serão suspensos treinos em circuitos de ciclismo (APCCs) próximos à Rodoviária e no Aterro do Flamengo em várias datas durante o evento. Entre 14 e 19 de novembro, o estacionamento estará proibido em várias áreas da cidade, incluindo Leme, Copacabana, Ipanema, Leblon, São Conrado e Barra da Tijuca, sendo reservado para forças de segurança e veículos do evento.

A CET-Rio orienta motoristas a evitarem vias com grande fluxo das delegações, como Linha Vermelha, Av. Brasil, Túnel Marcelo Alencar e Av. Atlântica, sempre que possível, entre 15 e 20 de novembro. Pedestres, especialmente nas orlas, devem usar as faixas e estar atentos à passagem dos comboios para atravessar com segurança.

 

Fonte: Prefeitura do Rio

0 Comentários