Alerta contra golpes virtuais

Black Friday e festas de fim de ano chegando, acenderam o alerta: é urgente criar defesas contra os golpes financeiros via universo digital. Nesta época, eles se multiplicam, fazendo vítimas especialmente entre os que têm menor intimidade com o ambiente virtual. E, em muitos casos, também apresentam maiores dificuldades de mobilização, tendendo, portanto, a restringir parte de suas compras à internet. No objetivo de garantir maior segurança digital à população do Rio, a Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor-RJ preparou uma ação que começou esta semana por vários pontos da Região Metropolitana da Capital. Nestes locais, de forma presencial, equipes especializadas orientam as pessoas contra fraudes e golpes virtuais. Copacabana e Tijuca, bairros tradicionalmente habitados por idosos na cidade do Rio, já estão sendo atendidos por servidores facilmente identificáveis (usam coletes da Sedcon). Em estudo recente, o governo do RJ, concluiu que, durante os primeiros seis meses de 2022, os casos registrados de estelionato contra idosos aumentaram 78%: 14.386 contra os 8.091 no mesmo período de 2021. "A melhor ferramenta contra estas fraudes é a orientação da população." - argumenta, Rogério Amorim, secretário da Sedcon, completando: "Vamos ficar nas ruas até o Natal por todo o Estado, alertando sobre este tipo de crime. Inclusive por meio de folhetos impressos com dicas para navegar na internet com maior segurança." Importante ressaltar que, nas ocasiões especiais, o aumento deste gênero de golpe é exponencial: a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) concluiu em estatística recente que durante o período de quarentena da pandemia, por exemplo, as tentativas de golpes financeiros via virtual, notadamente contra idosos, aumentaram 60%, em relação a todos os demais registros anteriores naquela Instituição.

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