BRICS implementa conceito de abertura e cooperação

BRICS implementa conceito de abertura e cooperação

A 10ª Cúpula do BRICS começou no dia 25 e segue até hoje, em Joanesburgo, na África do Sul. O presidente da China, Xi Jinping, compareceu ao Fórum Empresarial do BRICS. Na ocasião, ressaltou que, no tempo da transformação e reforma profundas da economia mundial, apenas a abertura pode fazer com que os diversos países tenham benefícios mútuos, prosperidade comum e desenvolvimento duradouro. Isto é realmente uma escolha sábia que todos os países devem fazer. Os representantes participantes da Cúpula expressaram também o desejo de persistir em abertura e cooperação, em busca de um desenvolvimento comum.

Em seu discurso, Xi Jinping exortou aos países do BRICS que persistam na cooperação ganha-ganha e construam uma economia aberta. Ele assinalou que a abertura e a cooperação é uma lógica inevitável para o progresso tecnológico e a evolução da produtividade. A guerra comercial não é desejável porque não haverá vencedor. A hegemonia é mais intolerável, porque vai prejudicar os interesses comuns da comunidade internacional. No final, é o mesmo que levantar uma pedra para depois deixá-la cair sobre seus próprios pés.

Ele salientou também que o BRICS deve insistir em construir uma economia mundial aberta, erguer a bandeira clara de oposição ao unilateralismo e ao protecionismo e impulsionar a liberalização e a facilitação do comércio e investimento. Dessa forma, o bloco pode liderar em conjunto a globalização econômica em direção mais aberta, inclusiva, benéfica, equilibrada e ganha-ganha.

O presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, afirmou que o impacto do unilateralismo e protecionismo para o desenvolvimento global é negativo. Ele salientou que o BRICS é promotor e defensor do sistema comercial multilateral. Ele nos disse:

“Neste momento, o sistema está enfrentando desafios sem precedentes. As medidas de políticas unilaterais que não correspondem às regras da Organização Mundial do Comércio estão crescendo. Nos preocupamos com suas influências, especialmente com os países em desenvolvimento. Portanto, é preciso discutir profundamente o papel do comércio, desempenhado no desenvolvimento sustentável e no crescimento inclusivo. O BRICS tem funções mais importantes na transparência, inclusão e compatibilidade no sistema comercial multilateral.”

Segundo dados, nos últimos dez anos, o volume total da economia do BRICS aumentou 179%, e o valor do comércio cresceu 94%. A proporção do bloco na economia mundial teve um acréscimo de 12% a 23%, e o volume total, de 11% a 16%, bem como o investimento para o exterior, de 7% a 12%. A taxa de contribuição para o incremento da economia mundial alcançou 50%.

O diretor do Departamento de Assuntos Internacionais de Comércio e Economia do Ministério do Comércio da China, Zhang Shaogang, afirmou que a economia e o comércio do BRICS podem obter crescimento e desenvolvimento rápidos graças ao sistema comercial multilateral. O BRICS também vai continuar defendendo o sistema. Ele nos disse:

“Nós concordamos que os membros são beneficiados pelo sistema e pela cooperação da OMC. Na circunstância atual, temos o dever de salvaguardar o sistema e o acordo da OMC, se opondo ao unilateralismo e o protecionismo comercial. Isso também é o assunto que deliberamos neste Fórum. Nas próximas reuniões, os líderes dos países emitirão sinais a favor do multilateralismo comercial.”

Iqbal Surve, presidente do Conselho Empresarial do BRICS, disse que o comércio livre tem significados importantes para os países do BRICS e para o desenvolvimento mundial. Os países do BRICS devem estar juntos para enfrentar o protecionismo comercial.

0 Comentários