
Caixa Econômica Federal anuncia patrocínio de 160 milhões de reais ao Comitê Olímpico Brasileiro para o próximo ciclo olímpico
Logo após o Brasil conquistar 20 medalhas nos Jogos de Paris (França), realizados entre julho e agosto deste ano, a preparação para o novo ciclo olímpico foi impulsionada nesta terça-feira (17). A Caixa Econômica Federal anunciou, em Brasília, um novo patrocínio de R$ 160 milhões ao Comitê Olímpico do Brasil (COB), a principal entidade olímpica do país, filiada ao Comitê Olímpico Internacional (COI). O apoio da Caixa será válido até dezembro de 2028, abrangendo os Jogos Olímpicos de Los Angeles (EUA), em julho de 2028.
Na cerimônia desta terça-feira, o contrato foi assinado pelo presidente do banco público, Carlos Vieira, e o presidente do COB, Paulo Wanderley. O evento contou com a presença de atletas olímpicos como Caio Bonfim (atletismo) e Rafael Silva (judô), além de representantes de confederações esportivas como atletismo, boxe e canoagem.
Competições Segundo a Caixa Econômica Federal, o patrocínio, tanto do banco quanto das Loterias Caixa, ao COB tem como objetivo fortalecer o esporte de alto rendimento no Brasil, promovendo a melhoria dos resultados esportivos, revelando novos talentos e incentivando a prática esportiva entre jovens e adultos.
Além dos Jogos Olímpicos, o novo ciclo de patrocínio inclui os principais eventos esportivos:
- Jogos Panamericanos da Juventude;
- Jogos Sul-Americanos da Juventude;
- Jogos Sul-Americanos de Praia;
- Jogos Mundiais de Praia;
- Jogos Olímpicos da Juventude;
- Jogos da Juventude (4 edições) no Brasil;
- Jogos Olímpicos de E-sports;
- Jogos Olímpicos de Inverno – Milão/Cortina (Itália), em 2026;
- Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno;
- Jogos Sul-Americanos;
- Jogos Panamericanos de Lima (Peru) – 2027.
Atletas olímpicos A Caixa destacou que, desde a criação da Loteria Esportiva em 1970, 10% da arrecadação total por concurso lotérico já era destinada ao futebol nacional. Nas últimas duas décadas, o banco investiu mais de R$ 700 milhões no apoio ao desenvolvimento do esporte brasileiro, patrocinando confederações de diversas modalidades e clubes de futebol.
Histórico olímpico Nas participações olímpicas do Brasil, o país conquistou 40 medalhas de ouro, 49 de prata e 81 de bronze. Nos Jogos de Tóquio, em 2021, o Brasil bateu seu recorde de medalhas em uma única edição, subindo ao pódio 21 vezes (7 ouros, 6 pratas e 8 bronzes) em 13 modalidades, terminando em 12º lugar no quadro geral.
O site do Comitê Olímpico do Brasil apresenta a lista de todos os 465 atletas brasileiros medalhistas, incluindo nomes como Joaquim Cruz e Vanderlei Cordeiro de Lima (atletismo), Hortência e Paula (basquete), Maurren Maggi (salto em distância), Rebeca Andrade e Arthur Zanetti (ginástica), entre outros.
Fonte: Agência Brasil
0 Comentários