CNU: Ministério da Gestão e da Inovação divulga os resultados. Saiba como acessar:

CNU: Ministério da Gestão e da Inovação divulga os resultados. Saiba como acessar:

 

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e a Fundação Cesgranrio divulgaram, nesta terça-feira (4), às 10h, os resultados individuais do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) 2024. Ao todo, foram disponibilizadas 173 listas de classificação por cargo, abrangendo todos os blocos temáticos, na área do candidato no site da Fundação Cesgranrio, organizadora do certame.

Os candidatos do bloco temático 8 (nível médio) já podem consultar a classificação definitiva com os resultados finais. Para os blocos de nível superior (1 a 7), foram divulgadas as listas provisórias de classificação e a convocação para os cursos de formação de nove cargos.

Além disso, todos os inscritos no CPNU que utilizam o portal Gov.br receberam, na nova caixa postal individual da plataforma, uma mensagem personalizada com seu resultado. O acesso à mensagem está disponível apenas para usuários com níveis de segurança prata e ouro, tanto pelo aplicativo quanto pelo site Gov.br. Também a partir das 10h, os candidatos receberam e-mails e mensagens via WhatsApp com seus resultados individuais e, quando aplicável, as convocações para os cursos de formação.

O MGI anunciou que, na tarde desta terça-feira, será publicada uma edição extra do Diário Oficial da União contendo oito editais com os resultados individuais. Um deles apresentará os resultados finais do bloco 8 (nível médio), enquanto os outros sete trarão as listas de convocação para cursos de formação dos blocos 1 a 7, incluindo os nomes dos convocados, número de inscrição e cargo correspondente.

No dia 28 de fevereiro, está prevista a publicação da lista definitiva de aprovados nos blocos 1 a 7 que não precisam de curso de formação, além da lista final de convocados para matrícula nos cursos.

A divulgação dos resultados acontece apesar da recomendação do Ministério Público Federal (MPF) ao MGI e à Fundação Cesgranrio, feita na última sexta-feira (31), para suspender a publicação dos resultados até que sejam resolvidas falhas no cumprimento das regras de cotas raciais previstas na legislação. A Defensoria Pública da União (DPU) também solicitou esclarecimentos sobre possíveis irregularidades na etapa de heteroidentificação, por meio de um ofício enviado na última quinta-feira (30), com prazo de resposta de até dois dias úteis.

 

O Concurso Unificado

O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) 2024 é considerado o maior já realizado no Brasil, sendo chamado de “Enem dos Concursos”. Aplicado em 18 de agosto de 2023, o exame ocorreu simultaneamente em 218 cidades de todas as unidades da Federação, com uma única taxa de inscrição. O objetivo do governo federal foi ampliar o acesso da população às vagas no serviço público.

O concurso registrou 2.144.397 inscritos para disputar 6.640 vagas em cargos de níveis superior, médio e técnico, distribuídos entre 21 órgãos da administração pública federal. Aproximadamente 1 milhão de candidatos participaram das provas objetivas e discursivas.

Os salários para os novos servidores federais variam entre R$ 3.741,84 e R$ 22.921,71. O CPNU inovou ao permitir que os candidatos concorressem a vagas em diferentes órgãos públicos, com as oportunidades organizadas em oito blocos temáticos, agrupando cargos de áreas governamentais semelhantes.

 

Como consultar os resultados?

Na área do candidato, será possível acessar os resultados individuais para cada cargo em que se inscreveu. As informações disponíveis incluem:

  • Nota na prova objetiva;
  • Nota na prova discursiva;
  • Nota na avaliação de títulos;
  • Resultado das bancas para casos específicos, como pessoas com deficiência, heteroidentificação e indígenas;
  • Nota final ponderada em cada cargo;
  • Classificação por cargo, considerando ampla concorrência (AC) e cotas para pessoas com deficiência (PCD), negras (PN) e indígenas (PI);
  • Situação no cargo, indicando se o candidato foi aprovado para vaga imediata (AC, PCD, PN ou PI), incluído na lista de espera/cadastro reserva (AC, PCD, PN ou PI), convocado para curso de formação (para nove cargos dos blocos 1 a 7) ou eliminado (com referência aos itens do edital).

De acordo com o MGI, cada candidato aparecerá como aprovado em apenas um cargo, especificando se foi por ampla concorrência ou cotas (PCD, PN ou PI). No entanto, o candidato poderá figurar em várias listas de espera, de acordo com suas preferências.

Para os cargos dos blocos 1 a 7, os resultados são provisórios, pois o resultado final será divulgado em 28 de fevereiro, após o período de convocação e confirmação para os cursos de formação.

 

Listas de classificação

Também na área do candidato, estarão disponíveis 173 listas de classificação por cargo, abrangendo todos os blocos temáticos. Segundo o ministério:

  • Cada lista será apresentada em formato de tabela, contendo os dados de inscrição e os resultados individuais do cargo correspondente;
  • Os nomes e CPFs dos candidatos não serão divulgados;
  • Todos os candidatos não eliminados constarão nas listas;
  • A ordenação seguirá a classificação dos candidatos;
  • As listas dos cargos de nível médio (bloco 8) são definitivas e trazem os resultados finais;
  • As listas dos cargos de nível superior ainda são provisórias, com os resultados finais previstos para 28 de fevereiro, após o período de convocação e confirmação para cursos de formação.

 

Listas para cursos de formação

A área do candidato também trará as listas de convocação para os cargos que exigem curso de formação. O ministério esclarece que:

  • Haverá uma lista para cada cargo que exige curso de formação em cada bloco temático;
  • Nove cargos contam com essa etapa:
    • Especialista em políticas públicas e gestão governamental;
    • Analista de comércio exterior;
    • Analista em tecnologia da informação;
    • Analista técnico de políticas sociais;
    • Analista de infraestrutura;
    • Especialista em regulação de serviços públicos (duas áreas distintas);
    • Auditor-fiscal do trabalho (AFT);
    • Especialista em regulação de saúde suplementar.
  • No total, serão divulgadas 21 listas, pois alguns cargos aparecem em mais de um bloco temático;
  • As listas trarão o nome, número de inscrição e cargo de cada candidato, além de instruções para confirmar interesse no curso de formação;
  • A ordenação será em ordem alfabética.

 

Publicação no Diário Oficial da União

Para garantir total transparência, o MGI publicará oito editais em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), prevista para a tarde desta terça-feira. Os editais incluirão:

  • Um edital com os resultados finais do bloco 8 (nível médio), contendo a lista de aprovados para vagas imediatas e a lista de espera/cadastro reserva, além de todas as informações disponíveis no resultado individual. Os nomes dos candidatos serão divulgados, mas o formato será em texto corrido, sem tabelas;
  • Sete editais de convocação para cursos de formação (blocos 1 a 7), contendo a lista de candidatos convocados para essa etapa, incluindo nome, número de inscrição e cargo. O formato também será em texto corrido, sem tabelas.

O MGI reforça que o DOU não publicará as listas provisórias de classificados dos blocos 1 a 7. Apenas as listas definitivas serão divulgadas em 28 de fevereiro.

 

Site do Ministério

No site oficial do concurso, serão disponibilizados links para todas as listas divulgadas pela Fundação Cesgranrio, além dos editais publicados no DOU.

 

Caixa postal no Gov.br

Nesta terça-feira, todos os usuários do Gov.br terão acesso a uma nova caixa postal individual dentro da plataforma. Segundo o MGI, essa ferramenta permitirá que o governo informe a população sobre serviços de maneira personalizada e segura, evitando riscos de fraudes.

A estreia da funcionalidade acontecerá com o envio de notificações individualizadas para os candidatos aprovados no CPNU para cargos de nível médio e superior que forem convocados para o curso de formação. No total, cerca de 4,3 mil candidatos receberão esse aviso.

 

Comunicação por e-mail e WhatsApp

Além das publicações no site e no Diário Oficial, a Fundação Cesgranrio enviará e-mails e mensagens pelo WhatsApp para todos os candidatos convocados para os cursos de formação nos blocos 1 a 7. O envio das mensagens começou às 10h desta terça-feira.

0 Comentários