Comentário: Economia digital torna-se novo motor para crescimento da China

Comentário: Economia digital torna-se novo motor para crescimento da China

Foi exibida na 6ª Conferência Mundial de Internet encerrada hoje (22) em Wuzhen, leste da China, uma série de frutos de tecnologia de ponta, tais como máquina de compra de reconhecimento facial, combo de móveis inteligentes etc.. Segundo o Relatório de Desenvolvimento da Internet da China de 2019 divulgado durante o evento, a economia digital já ocupa 34,8% do PIB, tornando-se o novo motor para o crescimento econômico nacional.

Este ano marca o 50º aniversário da internet e o 25º aniversário do primeiro acesso da China à internet. Com a promoção da big data, internet das coisas, pagamento via celular, inteligência artificial entre outras novas tecnologias, a economia digital já penetra em todos os aspectos da sociedade chinesa, realizando transformações profundas à vida cotidiana da população. Segundo o Relatório de Desenvolvimento da Internet da China de 2019, a economia digital registrou em 2018 3,13 bilhões de yuans, com um aumento de 20,9% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Primeiro, a indústria digital ajuda o desenvolvimento rápido das telecomunicações do país, criando um novo modelo e situação do setor, que transforma a vantagem tecnológica em vantagem industrial. O nível de pesquisa e desenvolvimento do 5G já lidera o mundo. Entre as dez empresas da internet com maior valor do mercado, 3 vêm da China, o que demonstra a grande envergadura da industrial digital do país asiático.

Segundo, a digitalização industrial sempre dá força motriz para a transformação do modelo de economia. A digitalização industrial constitui a combinação de tecnologia informática com as indústrias tradicionais para promover um novo desenvolvimento, concretizando aprimoramento e atualização. A envergadura da digitalização industrial obteve 2,9 bilhões de yuans no ano passado, demonstrando um grande potencial.

Terceiro, a economia digital traz mais oportunidades de emprego. Até junho deste ano, já foram registradas 63,9 milhões e compras via internet na China. Os novos setores na economia digital, tais como compra online, economia de compartilhamento e transmissão ao vivo na internet criaram 19,1 milhões de postos de emprego, ocupando 24,6% do número dos empregados no país.

O desenvolvimento da economia digital ajuda a elevar a competitividade da China internacionalmente. Todos os países do mundo estão se esforçando pelo desenvolvimento da economia digital, incluindo os EUA, Alemanha e Grã-Bretanha. Perante a pressão causada pelo protecionismo e unilateralismo, o desenvolvimento da economia digital pela China visa elevar a capacidade de inovação e promoção da combinação profunda da internet e da inteligência artificial com a economia real, dando uma maior competitividade do país no mercado global.

A grande população e potencial do mercado dá uma condição vantajosa e única para o desenvolvimento da economia digital. Porém, esta também provoca impacto aos setores tradicionais, o que poderá causar risco de desemprego. Por isso, a China deve explorar plenamente o potencial dos recursos de dados, criar nova situação da economia digital e acelerar a transformação digitalizada para as áreas socioeconômicas, com o fim de elevar a qualidade do desenvolvimento através de novas forças motrizes.

Tradução: Li Jing

Revisão: Erasto Santo Cruz

0 Comentários