Comentário: Nova Zelândia quer ser uma ponte que liga China e América Latina

Comentário: Nova Zelândia quer ser uma ponte que liga China e América Latina

O valor de exportação da Nova Zelândia registrou 5,7 bilhões de dólares no país, batendo o recorde histórico. Segundo as estatísticas oficiais neozelandesas, tal crescimento deve-se ao aumento da exportação à China.

Nos últimos anos, a China se tornou o maior parceiro comercial da Nova Zelândia, superando a Austrália, uma vez que as políticas neozelandesas com a China são mais pragmáticas. A Nova Zelândia é o primeiro país ocidental a assinar o acordo de livre comércio com a China e a primeira nação desenvolvida a se integrar ao Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura proposto pela China, além de ser membro da iniciativa Cinturão e Rota.

Apesar das influências da Austrália, as relações entre a China e a Nova Zelândia se desenvolveu muito rápido. A Nova Zelândia está planejando a construção de linhas áreas de transporte de passageiros e cargas que liguem a China e a América Latina. Na visita oficial à China, a primeira-ministra neozelandesa, Jacinda Ardern, destacou o relacionamento com a China no âmbito político e econômico, além de enfatizar a independência das políticas diplomáticas do país.

Porém, a Austrália demonstrou grande dúvida à iniciativa Cinturão e Rota e impôs dificuldades à companhia chinesa Huawei, o que afetou muito as relações sino-australianas. Ao ver a participação neozelandesa, a Austrália começou a fazer uma retrospectiva. Por exemplo, o ex-primeiro-ministro australiano, Paul Keating, acusou as instituições de segurança da Austrália de afetar as relações bilaterais com a China.

O embaixador chinês na Nova Zelândia, Wu Xi, disse que a iniciativa Cinturão e Rota dá um quadro de referência para a parceira entre China e Nova Zelândia e o desenvolvimento desta parceria demonstra que um conceito diplomático justo trará oportunidades de cooperações de benefícios recíprocos.

Tradução: Li Jing

Revisão: Erasto Santo Cruz

0 Comentários