Debate sobre atritos comerciais entre apresentadoras da China e dos EUA: diálogos ao invés de confronto e equidade ao invés de arrogância

Debate sobre atritos comerciais entre apresentadoras da China e dos EUA: diálogos ao invés de confronto e equidade ao invés de arrogância

A apresentadora do China Global Television Network (CGTN), Liu Xin, e a apresentadora do Fox Business Network dos Estados Unidos, Trish Regan, fizeram hoje (30) um debate televisivo sobre os atritos comerciais entre os dois países. O debate com apenas 16 minutos abrange palavras-chave como respeito mútuo, intercâmbio em pé de igualdade e eliminação de mal-entendidos.

No debate, ambas as apresentadoras mantiveram-se contidas, tornando o debate em um diálogo em pé de igualdade. Ao responder as perguntas, Liu Xin mantinha-se muita calma, enquanto Trish mostrava bastante respeito. No diálogo, Trish reconheceu que a guerra comercial não favorecerá nenhum dos lados.

O debate atraiu muita atenção de todo o mundo, e até mesmo algumas pessoas esperavam por um confronto. Nas atuais circunstâncias, as duas apresentadoras mostraram uma sinal: um diálogo em pé de igualdade é melhor do que confrontos. Os intercâmbios são mais úteis do que as acusações. Um debate tornou-se um diálogo com tranquilidade, o que mostra que a China e os EUA podem continuar dialogando, apesar da tensão da situação atual.

O objetivo do diálogo é eliminar os mal-entendidos. No diálogo entre as duas apresentadoras, podemos ver que os mal-entendidos pelos norte-americanos sobre a China se deve à falta de conhecimento sobre o país asiático. No final do debate, Liu Xin convidou Trish a fazer uma visita à China, mostrando a hospitalidade dos chineses e a decisão chinesas em aprofundar a abertura ao exterior.

Muitos problemas entre China e EUA são provocados por mal-entendidos, até mesmo erros de julgamento. A solução não deve ser sanção e confronto, mas sim, diálogos e intercâmbios em pé de igualdade. O diálogo entre as apresentadoras serve para gerar um pensamento nos norte-americanos de que diálogo é melhor do que confronto, e equidade, melhor do que arrogância.

Tradução: Li Jing

Revisão: Erasto Santos Cruz

0 Comentários