
Eleições: Rio inclui vans no serviço de transporte gratuito para as eleições que acontecerão nos dias 6 e 27 deste mês.

Foto: Divulgação
Nos dias 6 e 27 de outubro, quando ocorrerão o primeiro e o segundo turno das eleições de 2024, a cidade do Rio de Janeiro contará com vans no transporte público gratuito. A medida foi divulgada no Diário Oficial do Município nesta sexta-feira (27) e complementa o decreto da Prefeitura do Rio, datado de 4 de setembro, que já previa gratuidade nas tarifas de ônibus, BRT e VLT das 6h às 20h, visando facilitar o deslocamento dos eleitores.
Para atender ao aumento da demanda nesses dias, as empresas de transporte deverão operar com 100% da frota. No entanto, a gratuidade no dia 27 dependerá da realização de um segundo turno.
A oferta de transporte gratuito abrange também os serviços municipais e intermunicipais, conforme determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), regulamentada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) reforçou em nota que a medida visa garantir a participação de todo o eleitorado, independentemente de sua condição econômica.
O presidente do TRE-RJ, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, destacou a importância da gratuidade no transporte, afirmando que ela protege os eleitores mais vulneráveis e combate o “voto de cabresto”, já que o cidadão poderá votar sem depender de terceiros para pagar a tarifa.
A segurança durante as eleições será reforçada com a presença de militares em 32 cidades do estado do Rio de Janeiro, concentrando-se em cerca de 500 locais de votação e vias expressas. Essa medida foi solicitada pelo TRE-RJ ao TSE, com o apoio do governo estadual e a aprovação da Presidência da República.
Para garantir a segurança, o TRE-RJ também realizou mudanças em 53 locais de votação e mobilizou diversas forças, incluindo a Polícia Militar, a Polícia Rodoviária Federal e a Guarda Municipal. A distribuição das urnas em mais de 4.900 locais será supervisionada pela Secretaria de Estado de Polícia Militar, que também auxiliará na fiscalização eleitoral.
Operações especiais, como a Operação Guanabara (Exército), Operação Tamandaré (Marinha) e Operação Santos Dumont (Aeronáutica), foram lançadas para assegurar a normalidade das eleições. A Polícia Civil do estado atuará em parceria com a Polícia Federal para lidar com crimes eleitorais fora da capital.
Fonte: Agência Brasil
0 Comentários