Em busca do aprendizado perdido

Jovens, adultos e idosos que queiram cursar o Fundamental I ou II, o Médio ou o pré-vestibular, podem se inscrever até 12 de junho, no programa CAp-UERJ. Grátis! São 220 vagas, incluindo as reservadas a estudantes carentes. A inscrição é no site  www.prossim.uerj.br ou presencialmente, na sede da escola, no Rio Comprido. O sorteio público para a seleção será em 21 de junho e o início das aulas - de  2ª a 6, das 18 às 21:30hs -, em 3 de julho. A idade mínima é de 15 anos. E os qualificados 'carentes' são os de renda bruta mensal familiar menor ou igual a 1,5 salário mínimo, vindos da rede pública, negros, pardos, indígenas, LGBTQIAP ou pessoas com deficiência, além de técnicos administrativos e filhos destes e de docentes daquela Universidade. "Nossa preocupação é cumprir com qualidade, um compromisso social da UERJ, alfabetizando e ampliando a escolaridade de alunos que tiveram o direito à educação negado em algum momento da vida", reconhece a professora Andrea Fernandes, completando: "Quem sabe, até contribuindo para a formação de novos leitores e escritores. Por ora, trata-se de um projeto-piloto que, de forma positiva, quer somar mais vagas da Cap-Uerj, no futuro." Inclusive, via a implantação definitiva naquela Instituição, da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). O curso disponibilizado agora é dividido em blocos equivalentes aos do ensino regular, com duração de um ano, dividido em três trimestres. Mas estes tempos podem ser estendidos ou reduzidos de acordo com o desenvolvimento do aluno.  Cada um deles pode avançar trimestres assim que conquistar as metas estabelecidas para aquele período. Ou, ao contrário: pode também precisar prolongar a estada, dependendo de seu aprendizado. O programa, vinculado à Pró-Reitoria de Graduação da UERJ, abrirá também um novo campo de estágio para estudantes de licenciatura: as aulas ficarão a cargo destes bolsistas, mas a criação do material didático e o desenho curricular de cada disciplina serão feitos em conjunto por toda a equipe e sob supervisão de um docente efetivo.

Em busca do aprendizado perdido

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