ENEM fecha as inscrições nesta sexta-feira. Não perca o prazo!

ENEM fecha as inscrições nesta sexta-feira. Não perca o prazo!

           Foto: Shutterstock

 

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 estão abertas! Os interessados devem se inscrever até o dia 7 de junho. Esse prazo também vale para solicitações de atendimento especializado e tratamento por nome social. O Enem será aplicado em 3 e 10 de novembro em todas as 27 unidades da Federação.

Para se inscrever, acesse a Página do Participante  com o login único do Gov.br. Caso tenha esquecido a senha, é possível recuperá-la seguindo as orientações da própria plataforma. Na Página do Participante, você encontrará os resultados dos recursos relacionados à isenção da taxa de inscrição e também das justificativas de ausência (para candidatos que eram isentos da taxa no Enem 2023 e não compareceram aos dois dias de prova).

A taxa de inscrição é de R$ 85 e pode ser paga por boleto (gerado na Página do Participante), Pix, cartão de crédito ou débito em conta corrente ou poupança (dependendo do banco). No momento da inscrição, não é necessário enviar documentos comprobatórios para o nome social. Travestis, transexuais ou transgêneros receberão automaticamente esse tratamento, de acordo com os dados cadastrados na Receita Federal. Antes de se inscrever, verifique suas informações pessoais junto à Receita e, se necessário, atualize-as.

Rio Grande do Sul: Devido à situação de calamidade pública causada pelas enchentes, os moradores do Rio Grande do Sul terão um prazo extra para se inscrever no Enem. O Ministério da Educação (MEC) está trabalhando em um novo calendário para esse público, que também terá isenção da taxa de inscrição garantida. Mesmo com o prazo diferenciado, os gaúchos também podem se inscrever no período regular normalmente.

O Enem, criado em 1998, avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. É considerado a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil. Os resultados da prova podem ser usados para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni), além de serem aceitos em instituições privadas e em outros países de língua portuguesa com acordos com o Brasil. Estudantes que não concluíram o ensino médio também podem participar do Enem como treineiros, para autoavaliação nos anos anteriores ao término da educação básica.

0 Comentários