Estado inaugura a primeira sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência doméstica na Baixada Fuminense.

Estado inaugura a primeira sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência doméstica na Baixada Fuminense.

Foto: Renan Areias/Agência O Dia

 

O governador Cláudio Castro inaugurou nesta segunda-feira (08/07) o primeiro Espaço Multivioleta, localizado no Hospital Estadual da Mulher Heloneida Studart, em São João de Meriti. Este espaço será destinado ao acolhimento de mulheres vítimas de violência, oferecendo um protocolo de atendimento multidisciplinar e abordagem humanizada. A equipe será composta por ginecologistas, psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros. A iniciativa visa expandir para 34 unidades da rede estadual de Saúde.

As equipes foram treinadas nos protocolos atuais e na integração com a rede de proteção de segurança pública do Governo do Estado, que inclui a Delegacia da Mulher, a Patrulha Maria da Penha, abrigos estaduais, Centros Especializados de Atendimento à Mulher e UPAs.

O Espaço Multivioleta faz parte do programa nacional ‘Antes que Aconteça’, que tem como objetivo fortalecer a rede especializada de apoio às mulheres vítimas de violência, melhorando o fluxo de atendimento, que será mais qualificado, acolhedor, ágil e completo. Entre as unidades que contarão com a sala estão hospitais de emergência como Getúlio Vargas, Carlos Chagas e Alberto Torres; além das maternidades dos hospitais estaduais Azevedo Lima, Mãe de Mesquita, Heloneida Studart e dos Lagos, e também as 27 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

O programa também inclui o uso de tecnologia e inovação para monitorar as mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, além de aprimorar ferramentas já existentes como o aplicativo Rede Mulher, que dispõe de funcionalidades como o “botão do pânico”.

0 Comentários