Hospital Miguel Couto ganha novos ambulatórios

Hospital Miguel Couto ganha novos ambulatórios

Foto: Fachada do hospital Miguel Couto/Prefeitura do Rio

 

Ontem (9), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) celebrou a inauguração das novas instalações do Hospital Municipal Miguel Couto (HMMC), localizado no Leblon. Como uma das principais emergências do município, o hospital recebeu uma revitalização completa, acompanhada da abertura de dois novos ambulatórios especializados em neurologia e cardiologia. Essas melhorias têm como intuito proporcionar maior conforto aos pacientes e oferecer recursos adicionais à equipe médica, enquanto ampliam os serviços disponíveis à comunidade e fortalecem o cuidado em casos que demandam acompanhamento prolongado.

Os benefícios estendem-se a toda a rede municipal de saúde, uma vez que os novos ambulatórios não apenas acompanham os casos tratados internamente, mas também atendem pacientes que aguardam consultas e procedimentos especializados pelo Sistema de Regulação (Sisreg). Além dos ambulatórios de neurologia e cardiologia, foi inaugurado um novo ambulatório de exames cardiológicos exclusivo para o Sisreg, oferecendo teste ergométrico, ecocardiografia transtorácica e doppler arterial e venoso. Uma sala dedicada ao serviço de teleatendimento em neurologia, regulamentado no Sistema Único de Saúde (SUS) em 2022, também foi inaugurada. Desde o ano passado, esses novos ambulatórios têm atendido uma média de 3.900 pacientes por mês.

Além disso, readequações estruturais foram realizadas em diversos setores, incluindo a maternidade, o CTI pediátrico, as enfermarias, os consultórios, as fachadas internas, o setor de imagem, os telhados, a recepção e o corredor do ambulatório geral. O hospital também ganhou um novo centro de estudos, uma sala de acolhimento à família e um espaço dedicado à ouvidoria presencial.

Por meio da rede municipal de saúde, a oferta de atendimento ambulatorial em neurologia aumentou significativamente nos últimos quatro anos, assim como a especialidade de cardiologia, refletindo o compromisso com a excelência do atendimento e a valorização do SUS.

O diretor do Hospital Municipal Miguel Couto, Cristiano Chame, expressou sua satisfação em oferecer uma reforma tão importante aos pacientes, ressaltando o constante esforço pela melhoria do acolhimento e da qualidade do serviço.

Como referência no atendimento de emergência de traumas, o Hospital Miguel Couto integra o CER Leblon (Centro de Emergência Regional), reforçando sua importância na assistência médica à comunidade desde sua fundação em 1936. A unidade conta atualmente com 321 leitos e realiza, em média, cerca de 7.300 atendimentos por mês, incluindo 800 internações e 615 cirurgias.

0 Comentários