
Inscrições para o Fies 2025 terminam hoje.

Foto: Luccas Diaz/Guia do Estudante
Os interessados em participar do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o primeiro semestre de 2025 devem se inscrever gratuitamente até às 23h59 (horário de Brasília) desta sexta-feira (7).
Neste semestre, o Ministério da Educação (MEC) oferece 67.301 vagas para financiamento de mensalidades em instituições privadas de ensino superior. Destas, 50% serão destinadas a estudantes com renda familiar per capita de até meio salário mínimo e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Como se inscrever
Os candidatos devem acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, selecionar a seção do Fies e fazer login com a conta Gov.br. No portal, será necessário informar dados pessoais e acadêmicos.
Para concorrer às vagas reservadas a pessoas pretas, pardas, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência (PCD), é preciso marcar a opção correspondente na autodeclaração étnico-racial.
O candidato deve escolher três cursos, em ordem de prioridade, indicando estado, município e instituição de ensino. Por fim, é necessário fornecer informações financeiras da família. Após confirmar a inscrição, o MEC recomenda salvar o comprovante com a chave de segurança.
Os pré-selecionados que atenderem aos critérios do Fies Social terão financiamento integral, com cobertura de até 100% dos encargos educacionais pelo governo.
Critérios para participação
Para concorrer ao Fies, o candidato deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em qualquer edição a partir de 2010, com média de pelo menos 450 pontos e nota superior a zero na redação.
Candidatos que realizaram o Enem como “treineiros”, ou seja, apenas para autoavaliação, não podem se inscrever. Além disso, para inscritos no Cadúnico, serão considerados os dados registrados até 11 de janeiro de 2025.
Critérios de classificação
A classificação será feita com base na nota do Enem, considerando tipo de vaga, grupo de preferência e modalidade de concorrência. Segundo o edital nº 3/2025, a prioridade será para candidatos que:
- Não concluíram o ensino superior e nunca receberam financiamento estudantil;
- Obtiveram financiamento estudantil, quitaram a dívida e não concluíram o ensino superior;
- Concluíram o ensino superior sem financiamento estudantil;
- Não concluíram o ensino superior, mas quitaram financiamento estudantil anterior.
Calendário
O resultado da pré-seleção será divulgado em 18 de fevereiro. Candidatos que não forem chamados na primeira seleção serão automaticamente incluídos na lista de espera.
Os pré-selecionados devem acessar o Fies Seleção entre 19 e 21 de fevereiro para complementar a inscrição. A convocação da lista de espera ocorrerá entre 25 de fevereiro e 9 de abril.
Novas vagas
Em 2025, o MEC disponibilizará mais de 112 mil vagas em dois processos seletivos: 67.301 para o primeiro semestre e 44.867 para o segundo semestre.
Em 2023, dos 50.186 estudantes contemplados pelo Fies, 68,23% eram mulheres e 56,1% se declararam pretos ou pardos. Desde 2001, o programa financia cursos de graduação em instituições privadas bem avaliadas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
0 Comentários