IPVA 2025: valores, descontos e novas regras para pagamento no Rio de Janeiro

IPVA 2025: valores, descontos e novas regras para pagamento no Rio de Janeiro

 

A Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro divulgou, nesta quinta-feira (26), no Diário Oficial, a resolução que estabelece os valores venais dos veículos para o cálculo do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2025. No próximo ano, o imposto permanecerá na faixa de preço praticada em 2024, com uma redução média de 0,48% no valor total da frota. Entre os 2,9 milhões de contribuintes do imposto, automóveis e camionetas/utilitários apresentaram quedas médias de 1,84% e 3,39%, respectivamente.

Os valores venais, que correspondem aos preços de mercado dos veículos, são definidos pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Sobre esses valores, aplicam-se as alíquotas do imposto: 4% para carros flex, 2% para motos, 1,5% para automóveis movidos a GNV e 0,5% para veículos exclusivamente elétricos.

O IPVA de 2025 poderá ser pago à vista, com desconto de 3%, ou parcelado em três vezes sem desconto. Os vencimentos começam no dia 21 de janeiro, iniciando com a cota única e a primeira parcela para veículos com placa final 0. Desde novembro, o pagamento do imposto é realizado por meio do Documento de Arrecadação do Estado do Rio de Janeiro (DARJ), substituindo a antiga Guia de Recolhimento de Débitos (GRD), anteriormente emitida pelo Bradesco.

Os contribuintes podem gerar o DARJ acessando o novo portal da Sefaz-RJ, no endereço ipva2025.fazenda.rj.gov.br. Na plataforma, basta selecionar o serviço “Emissão DARJ IPVA” e informar o número do Renavam. O pagamento pode ser efetuado via Pix em qualquer instituição financeira ou com código de barras nos bancos conveniados com a Fazenda estadual (Bradesco, Itaú, Santander e SICOOB).

 

Imagem: Divulgação/Gov RJ

0 Comentários