Legado Olímpico de 2016: prefeitura do Rio inaugura o centésimo Ginásio Educacional Tecnológico em Campo Grande.
A inauguração do 100º Ginásio Educacional Tecnológico (GET) da rede municipal de ensino, o GET Nelcy Noronha, em Campo Grande, Zona Oeste do Rio de Janeiro, é um marco significativo para a cidade. Este ginásio é especial não apenas por fazer parte do Legado Olímpico, mas também por representar a transformação de materiais da Arena do Futuro dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 em uma escola pública inovadora.
Com a adoção da abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), o GET Nelcy Noronha e os demais GETs da cidade buscam potencializar o desenvolvimento de novas competências e habilidades nos alunos, oferecendo uma educação integral das 7h30 às 14h30. Essa abordagem interdisciplinar permite aos alunos desenvolverem projetos próprios, promovendo uma aprendizagem prática e significativa.
Além do GET Nelcy Noronha, outras três escolas foram construídas a partir do material da Arena do Futuro, totalizando quatro unidades que atenderão cerca de 1.700 alunos. Essa iniciativa demonstra o compromisso da Prefeitura do Rio em evitar o surgimento de “elefantes brancos” e utilizar o legado olímpico para beneficiar a população.
A sustentabilidade também é uma prioridade, com a recuperação de materiais da desmontagem da Arena do Futuro e um investimento de cerca de R$ 10 milhões em obras de drenagem para acabar com os alagamentos no entorno do GET Nelcy Noronha.
Com a inauguração do GET Nelcy Noronha, a rede municipal de ensino alcança a marca de 100 Ginásios Educacionais Tecnológicos, atendendo a mais de 50 mil alunos. E a previsão é de que esse número chegue a 200 unidades até o final de 2024, garantindo uma educação pública de qualidade e integrada ao mundo contemporâneo.
Além das escolas, outros projetos de aproveitamento do legado olímpico estão em andamento, como o Parque Rita Lee e o Parque Oeste, como forma de potencializar os benefícios e oportunidades obtidos com a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.
0 Comentários