Madonna: estacionamentos nas vias principais de Copacabana estarão proibidos a partir desta quinta-feira.

Madonna: estacionamentos nas vias principais de Copacabana estarão proibidos a partir desta quinta-feira.

Foto: Kevin Mazur/WireImage para Live Nation

 

A Prefeitura do Rio implementou um plano operacional para o show da cantora Madonna neste sábado (4), semelhante ao utilizado no réveillon. A Operação Madonna mobilizará cerca de três mil agentes de 11 órgãos municipais. A partir das 18h de hoje (2), o estacionamento será proibido nas principais vias de Copacabana, local do evento, até as 6h de domingo (5). Essa medida visa desencorajar o uso de carros particulares na região. O plano operacional abrange a segurança pública, o controle do tráfego, a limpeza, a assistência emergencial e o conforto dos moradores e visitantes da cidade. Estima-se que cerca de 1,5 milhão de pessoas lotem a orla da praia para o evento “The Celebration Tour in Rio”, que marca os 40 anos de carreira da diva pop.

Palco, torres de som e banheiros: O palco foi montado em frente ao Copacabana Palace, com o show previsto para começar às 21h45 e ter duração de duas horas. A abertura contará com DJs a partir das 19h. Ao longo da Praia de Copacabana, serão instaladas 18 torres de som, e 550 cabines sanitárias estarão disponíveis em todo o bairro.

Monitoramento por câmeras: O Centro de Operações Rio (COR) monitorará o evento com mais de 100 câmeras, com 50 operadores na Sala de Situação, na Cidade Nova, observando os principais pontos de bloqueio e acessos a Copacabana.

Linha especial Terminal Gentileza – Copacabana: O Terminal Gentileza servirá como ponto de conexão entre BRTs, linhas intermunicipais, Rodoviária e Aeroporto do Galeão. Uma linha exclusiva, Gentileza x Madonna, transportará os espectadores até o local do show, passando pelo Aterro do Flamengo. As partidas dos ônibus começam às 13h de sábado (4/5). Até as 19h30, o desembarque ocorrerá na Avenida Princesa Isabel 186, próximo ao McDonald’s. Após esse horário, será na Enseada de Botafogo.

A tarifa dessa linha exclusiva será de R$ 8,60, ida e volta, com controle de acesso e pagamento exclusivo via plataforma Jaé. Os passageiros receberão uma pulseira no momento da compra para facilitar o retorno.

Embarque da volta será na Enseada de Botafogo, das 0h às 4h de domingo. A apresentação da pulseira será suficiente para entrar no ônibus.

A Prefeitura recomenda que os passageiros baixem o aplicativo Jaé e carreguem R$ 8,60 com antecedência ou recarreguem seus cartões.

Circulação de veículos em Copacabana e terminais especiais: Das 18h às 19h30 de sábado, apenas ônibus e táxis poderão circular em Copacabana. As linhas que atravessam a Enseada de Botafogo poderão usar essa rota até as 19h30. Após esse horário, apenas as linhas designadas pela SMTR terão acesso.

A partir das 19h30, dois terminais de ônibus serão disponibilizados para embarque. Um na Enseada de Botafogo, próximo ao Botafogo Praia Shopping, e outro na altura do Posto 6, direcionado aos bairros da Zona Oeste.

Ônibus para o Centro e a Rodoviária: Embarque será na Avenida das Nações Unidas, sentido Centro, na Enseada de Botafogo.

Ônibus para a Zona Norte: Embarques também serão na Avenida das Nações Unidas, sentido Zona Sul, na Enseada de Botafogo.

Ônibus para a Zona Oeste: Embarques serão no Posto 6, com linhas convencionais e executivas.

BRT: Para atender os passageiros na volta para casa, o horário de funcionamento de algumas linhas foi estendido até 4h de domingo (5/5).

VLT: A linha 1 do VLT (Santos Dumont – Terminal Gentileza) funcionará 24h, com intervalo de 20 minutos.

Metrô: Oferta máxima de trens desde as 15h do dia do show. Embarque em todas as estações. Desembarque recomendado na estação Siqueira Campos. Após o show, as estações Cardeal Arcoverde, Siqueira Campos e Cantagalo funcionarão até as 4h de domingo.

Supervia: A estação Central do Brasil estará aberta até as 21h15 para desembarque do público. Ramais Santa Cruz, Saracuruna e Japeri funcionarão das 0h15 às 2h15 de domingo.

Postos de informações: Nos postos 2 e 5 de Copacabana, funcionarão das 8h de sábado às 3h de domingo. No CIAT, na Avenida Princesa Isabel, 183, das 9h de sábado às 4h de domingo.

Esquema especial de tráfego: CET-Rio atuará com 205 pessoas, 49 motocicletas, dez reboques e 26 viaturas. Serão instalados 420 galhardetes de proibição de estacionamento e 44 faixas de orientação.

Principais interdições:

  • Acesso de ônibus fretados a Copacabana será proibido a partir da 0h de sábado (4/5).
  • A partir das 7h de sábado (4/5), interdição da pista junto à orla da Avenida Atlântica e reversível da pista junto às edificações.
  • A partir das 11h de sábado (4/5), interdição total da pista junto às edificações da Avenida Atlântica e seus acessos.
  • A partir das 18h de sábado (4/5), todos os acessos a Copacabana serão interditados, exceto para ônibus regulares e táxis.
  • A partir das 19h30 de sábado (4/5), bloqueio total dos acessos a Copacabana para todos os veículos.

Liberação das vias:

  • A partir das 4h de domingo (5/5), acessos a Copacabana liberados para todos os veículos, exceto a Avenida Atlântica.
  • A partir das 7h de domingo (5/5), pista das edificações da Avenida Atlântica

Fonte: Prefeitura do Rio

0 Comentários