Pré-selecionados do PROUNI devem enviar toda a documentação até a próxima quarta-feira.
Os candidatos que foram pré-selecionados na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) referente ao processo seletivo do segundo semestre de 2024 devem apresentar seus documentos às instituições de ensino superior até quarta-feira (14).
O Prouni, um programa federal, oferece bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições privadas de ensino superior. O programa ocorre duas vezes por ano.
Em 2024, o MEC ofereceu 651.483 bolsas no Prouni, sendo integrais (100%) e parciais (50%). No total, 910.419 candidatos se inscreveram nas duas edições do programa neste ano. Como cada candidato pode escolher até dois cursos, foram registradas mais de 1,8 milhão de inscrições em 2024.
O Ministério da Educação (MEC) divulgou o resultado da primeira chamada no dia 31 de julho, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Comprovação
Os candidatos podem enviar os documentos para comprovar as informações fornecidas no momento da inscrição presencialmente ou por meio virtual às instituições para as quais foram pré-aprovados. A documentação será direcionada ao coordenador do Prouni na própria instituição.
As instituições devem disponibilizar, em seus sites, um campo específico para o envio dos documentos. Após receber a documentação, as instituições privadas de ensino superior devem fornecer ao candidato um comprovante de entrega.
Além disso, as instituições precisam registrar a aprovação ou reprovação dos candidatos no Sistema Informatizado do Prouni (Sisprouni) e emitir os termos de concessão ou reprovação da bolsa até sexta-feira (16).
Os estudantes que participam do programa federal devem estar atentos a possíveis exigências adicionais das instituições de ensino, como a participação em um processo seletivo próprio, que pode ser diferente do vestibular. Em tais casos, não é permitida a cobrança de qualquer taxa ao candidato.
O MEC destaca que é responsabilidade do candidato verificar os horários e locais de comparecimento para a verificação das informações junto à instituição. O não cumprimento do prazo ou a falta de comprovação das informações resultará automaticamente na reprovação do candidato.
As regras estão disponíveis nos editais do Prouni de 2024.
Cronograma
Após o período de comprovação das informações, será divulgada em 20 de agosto a lista dos candidatos pré-selecionados para a segunda chamada do segundo Prouni de 2024. O acesso à lista também estará disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. A apresentação dos documentos pelos estudantes deve ocorrer até 30 de agosto.
Os estudantes que não foram pré-selecionados nas duas chamadas anteriores podem participar da lista de espera. Os interessados devem manifestar seu interesse na página do Prouni entre os dias 9 e 10 de setembro de 2024.
A lista de espera estará disponível no dia 13 de setembro no Sistema do Prouni (Sisprouni) para consulta pelas instituições de ensino superior e pelos candidatos.
Prouni
Criado em 2004, o Prouni financia bolsas de estudo (integrais e parciais) em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições privadas de ensino superior.
Para as bolsas integrais, a renda familiar bruta mensal per capita do candidato não pode ultrapassar um salário-mínimo e meio (R$ 2.118 por pessoa). Para as bolsas parciais, a renda familiar bruta mensal per capita não pode exceder três salários mínimos (R$ 4.236 por pessoa, em 2024).
O MEC informa que o público-alvo do programa são estudantes sem diploma de nível superior.
Para mais informações, o MEC disponibiliza o telefone 0800-616161.
Fonte: Agência Brasil
0 Comentários