Já abriram as inscrições para 500 vagas em cursos gratuitos oferecidos pela Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (SMTE) em parceria com a Firjan/Senai. Para se inscrever, basta comparecer a uma das unidades da Central do Trabalhador espalhadas pela cidade, levando um documento oficial com foto (com número de CPF), comprovante de residência e comprovante de escolaridade.
Em julho, começarão as aulas de cursos valorizados no mercado, como programador Back-End (cujo custo em escolas privadas pode ultrapassar mil reais por mês) e editor de vídeo (com carga horária de 200 horas). Esses e outros cursos serão oferecidos em diversas unidades da Firjan/Senai pela cidade, nos turnos da manhã, tarde e noite. Tudo de graça.
Há capacitações para empregos verdes, como instaladores de sistemas fotovoltaicos, oferecido na Firjan/Senai Tijuca. Também são oferecidos cursos para segmentos tradicionais da indústria, como soldador de aço carbono (no Senai de Santa Cruz), e para profissões emergentes na indústria criativa, como desenvolvedor de conteúdos para YouTube (Senai/Jacarepaguá). Além das 500 vagas abertas, outras 80 serão destinadas aos beneficiários do programa Seguir em Frente, da Prefeitura do Rio, que assiste a população em situação de rua.
Os sete postos da Central do Trabalhador estão localizados nos seguintes endereços: Centro (Av. Presidente Vargas, 1.997, no CIAD); Campo Grande (Rua Coxilha, s/nº); Engenho Novo (Rua Vinte Quatro de Maio, 931); Ilha do Governador (Estrada do Dendê, 2.080); Jacarepaguá (Av. Geremário Dantas, 1.400, salas 248 e 268, novo endereço); Santa Cruz (Rua Lopes de Moura, 58) e Tijuca (Rua Camaragibe, 25). Os postos funcionam das 8h às 16h.
Fonte: Prefeitura do Rio
0 Comentários