
Prefeitura do Rio lança campanha de participação popular para o Plano Estratégico 2025-2028

Foto: Marco Antonio Lima/Prefeitura do Rio
A Prefeitura do Rio deu início, nesta terça-feira (21), à campanha de participação popular para a construção do Plano Estratégico 2025-2028. Por meio do site Participa.Rio, os cariocas poderão colaborar com a formulação do planejamento do município, respondendo a uma pesquisa online. A consulta aborda compromissos assumidos pelo prefeito e outras propostas que permitem à população opinar sobre diversos temas, como Zeladoria e Conservação do Espaço Público, Transporte, Saúde, Segurança e Ordem Pública, Educação, Políticas para Mulheres, Trabalho e Renda, Assistência Social, Habitação, Favelas e Comunidades, Meio Ambiente, Turismo e Eventos, Cultura e Esportes, Proteção e Defesa dos Animais, além de Praças e Parques.
– Governos que planejam têm um rumo definido e transformam mais a vida das pessoas. A enquete do Participa.Rio é um convite para que os cariocas contribuam ativamente no planejamento estratégico da cidade – afirmou o prefeito em exercício Eduardo Cavaliere, durante o lançamento da campanha no Terminal Intermodal Gentileza.
Durante toda a semana, equipes da Prefeitura estarão em dez pontos de grande circulação para incentivar e auxiliar a participação da população na pesquisa. Com tablets e celulares, os agentes ajudarão os cidadãos a acessar o site Participa.Rio em locais como: Terminal Gentileza, Terminal Alvorada, Terminal de Santa Cruz, Terminal Mato Alto, e nas estações de BRT do Mercadão de Madureira, Taquara e Penha, além do Parque Realengo, Hospital de Acari e Clínica da Família da Tijuca.
A pesquisa estará disponível até o final de março, e as contribuições serão analisadas pela Subsecretaria de Planejamento e Acompanhamento de Resultados (Subpar), vinculada à Secretaria Municipal da Casa Civil. Essas informações serão integradas ao Plano Estratégico, que também contará com as deliberações do Conselho da Cidade. Composto por mais de 300 pessoas de destaque no município, o conselho atua como um espaço de debate e reflexão sobre os desafios locais.
O Plano Estratégico é um dos alicerces para a eficiência da gestão municipal, estruturado em cinco eixos temáticos: Equilíbrio Fiscal, Boa Gestão e Governança; Civilidade e Segurança; Futuro, Economia e Felicidade; Longevidade, Equidade e Humanidades; e Infraestrutura, Prevenção a Desastres e Resiliência.
Fonte: Prefeitura do Rio
0 Comentários