Prefeitura do Rio lança nova edição do programa Vacina na Escola

Prefeitura do Rio lança nova edição do programa Vacina na Escola

Foto: Edu Kapps/SMS

Na última quarta-feira (26), a Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Saúde e Educação, deu início à edição 2025 do programa Vacina na Escola. A abertura aconteceu na Escola Municipal Capistrano de Abreu, no Jardim Botânico. O programa busca atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes, contribuindo para a ampliação das coberturas vacinais e a proteção contra doenças preveníveis, como o sarampo.

A iniciativa disponibiliza todas as vacinas do calendário de rotina do Programa Nacional de Imunizações, incluindo meningo C, tríplice viral, varicela, febre amarela, hepatite A, pentavalente, pneumo 10, poliomielite, rotavírus, Meningo ACWY e HPV.

O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, destacou a importância da ação:

– Essa é uma oportunidade para conscientizar as crianças sobre a relevância da vacinação, promovendo desde cedo uma cultura de saúde. Ao levarmos as vacinas até as escolas, garantimos que mais crianças tenham acesso à imunização.

Educação e Conscientização

Além da vacinação, o programa inclui uma programação variada, com atividades lúdicas de conscientização sobre o combate à dengue, direcionadas para todos os níveis da rede municipal de ensino (Educação Infantil e Ensinos Fundamentais I e II). Entre as ações estão apresentações teatrais, quizzes, gincanas, oficinas de arte, rodas de conversa e exposições. O evento também conta com apresentações do RAP da Saúde, projeto que promove a conscientização entre adolescentes e jovens, principalmente em áreas de maior vulnerabilidade social.

Os pais e responsáveis podem enviar a autorização com a caderneta de vacinação ou comparecer à ação, fortalecendo a participação da comunidade.

O secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha, ressaltou a parceria entre as secretarias:

– Desde 2023, vacinamos mais de 100 mil alunos da rede municipal. Muitas vezes, as crianças deixam de ser vacinadas não por falta de interesse das famílias, mas devido à rotina atribulada. Com essa parceria, levamos a vacina até a escola e facilitamos o acesso à imunização.

A estudante Nicole Silva de Oliveira Alves, de 10 anos, recebeu as vacinas contra febre amarela e HPV durante a ação e deixou um recado:

– As vacinas protegem a gente de muitas doenças. Todo mundo deve se vacinar, criança e adulto.

Avanço na Cobertura Vacinal

Criado em 2023, o programa Vacina na Escola já aplicou mais de 100 mil doses em unidades educacionais. Em 2023, foram visitadas 1.318 escolas, com a administração de 31.235 doses. Em 2024, o número aumentou para 1.400 escolas e creches, com 79.933 doses aplicadas. Escolas particulares interessadas podem solicitar a inclusão no programa. Para 2025, a meta é expandir a vacinação para mais de 1.550 escolas.

0 Comentários