Prêmio científico voltado para mulheres e meninas inicia processo de inscrição.

Prêmio científico voltado para mulheres e meninas inicia processo de inscrição.

 

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) abriu as inscrições para a 6ª edição do Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher. As inscrições estão abertas até 31 de outubro.

Este prêmio, promovido pela SBPC, já reconheceu 22 cientistas ao longo dos anos, com categorias que variam a cada edição. Nesta edição, o prêmio é destinado a estudantes do ensino médio e universitárias que desejam seguir carreira científica.

O objetivo do prêmio é destacar jovens promissoras cujas pesquisas de iniciação científica revelem criatividade, rigor metodológico e potencial para contribuir com o avanço da ciência no Brasil. Na última edição voltada a essa categoria, em 2022, a SBPC recebeu 446 indicações, e a expectativa é de que o número de candidatas seja ainda maior este ano.

As alunas interessadas em participar devem se inscrever através de um formulário online, observando os critérios de avaliação definidos no edital. As candidatas precisam ser indicadas por professores, orientadores, coordenadores escolares ou organizadores de olimpíadas e feiras científicas nacionais.

Serão escolhidas seis vencedoras: três do ensino médio e três do ensino superior. As estudantes universitárias poderão concorrer em uma das áreas de conhecimento: Engenharias, Exatas e Ciências da Terra, Humanidades, ou Biológicas e Saúde.

As vencedoras serão anunciadas até 20 de janeiro de 2025.

As premiadas receberão um troféu e terão a oportunidade de apresentar seus projetos na 77ª Reunião Anual da SBPC, em julho de 2025. Elas também participarão de um programa de mentoria com pesquisadores renomados, proporcionando uma valiosa oportunidade para o desenvolvimento de suas carreiras científicas.

A cerimônia de premiação ocorrerá em 11 de fevereiro de 2025, com transmissão ao vivo pelo canal da SBPC no YouTube. A data foi escolhida em celebração ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência.

 

Fonte: Agência Brasil

0 Comentários