Procon e Febraban divulgam orientações aos consumidores sobre os gastos de final de ano.

Procon e Febraban divulgam orientações aos consumidores sobre os gastos de final de ano.

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

 

O portal Meu Bolso em Dia, iniciativa de educação financeira da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), está oferecendo orientações para ajudar as pessoas a evitarem o endividamento no fim do ano e iniciarem janeiro com as finanças organizadas.

Dezembro costuma trazer diversos gastos extras, como presentes, ceias de Natal e Ano Novo, viagens de férias e promoções do comércio, que podem levar a despesas adicionais. Segundo Amaury Oliva, diretor de Cidadania Financeira da Febraban, é possível consumir com consciência e planejamento, sem recorrer ao rotativo do cartão de crédito ou contrair empréstimos.

“Diferenciar desejos de necessidades e equilibrar os gastos são passos importantes para começar 2025 sem dívidas. Ninguém se endivida por escolha, mas existem situações que contribuem para isso. Com orientação financeira, é possível aproveitar o recurso extra típico do fim de ano para celebrar sem comprometer o orçamento”, afirmou Oliva em nota.

A Febraban sugere ações como:

  • Destinar parte do 13º salário para quitar dívidas ou antecipar despesas do início do ano;
  • Definir um limite para os gastos com presentes, viagens, decoração e itens da ceia;
  • Dividir os custos da ceia com os convidados;
  • Evitar parcelamentos excessivos, preferindo pagar à vista valores menores e utilizando o cartão de crédito de forma moderada para compras maiores.

O Procon-SP, por sua vez, reforça a importância do planejamento financeiro em viagens, orientando os consumidores a considerarem todos os custos envolvidos, como transporte, hospedagem, alimentação, passeios e outros gastos.

“O planejamento financeiro é essencial para realizar viagens de férias. É preciso calcular não apenas o custo da viagem em si, mas também despesas adicionais que surgem durante o período”, informou o Procon-SP em nota.

 

Projeto Verão

Para auxiliar os consumidores no período de férias, o Procon-SP realizou um levantamento de preços de produtos e serviços relacionados ao verão. A pesquisa inclui estimativas de custos com pedágios, passagens de ônibus e o tempo de viagem entre 16 destinos turísticos no estado de São Paulo, além da capital.

O levantamento também traz comparativos de preços de itens típicos da temporada, como repelentes, protetores solares e bronzeadores. Além disso, foram coletados preços médios de hospedagem e alimentação em 125 hotéis e pousadas, bem como em 195 restaurantes, distribuídos em 13 cidades turísticas do interior e litoral paulista: Águas de Lindoia, Avaré, Brotas, Olímpia, Socorro, Itu, Caraguatatuba, Guarujá, Itanhaém, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Sebastião.

0 Comentários