Programa Celular Seguro passa a emitir alertas sobre aparelhos com bloqueio

Programa Celular Seguro passa a emitir alertas sobre aparelhos com bloqueio

Foto: Divulgação

 

O programa Celular Seguro, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, começou a enviar notificações de alerta sempre que um celular com restrição for ativado com um novo chip. A mensagem avisa que o aparelho foi reportado como roubado, furtado ou perdido.

Essas notificações são encaminhadas pelo WhatsApp, por meio dos números oficiais 2025-3003 ou 2025-3000, assim que um novo chip é inserido em um celular que teve o bloqueio registrado.

Quem receber esse alerta deve acessar o site do programa Celular Seguro para seguir as orientações. Também é necessário comparecer a uma delegacia da Polícia Civil com a nota fiscal do aparelho. Caso não seja possível comprovar a propriedade, o celular deverá ser devolvido.

Se o celular foi perdido, furtado ou roubado, a vítima deve acionar o Modo Recuperação no sistema Celular Seguro para solicitar o bloqueio.

Com essa nova funcionalidade, o Ministério da Justiça busca dificultar a revenda de celulares de origem criminosa, ajudar na recuperação dos aparelhos e identificar os responsáveis pelos crimes.

Para evitar comprar um aparelho com restrição, basta consultar o número IMEI (código de 15 dígitos que identifica o celular) na opção “Celulares com Restrição” no site ou aplicativo Celular Seguro. Para descobrir o IMEI, digite *#06# no teclado do celular.

0 Comentários