Reabertura do Centro Cultural Laurinda Santos Lobo e Biblioteca José de Alencar revitaliza a cena cultural de Santa Teresa

Reabertura do Centro Cultural Laurinda Santos Lobo e Biblioteca José de Alencar revitaliza a cena cultural de Santa Teresa

Foto: Divulgação/ Secretaria Municipal de Cultura

 

Na próxima segunda-feira (23), o Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo reabrirá suas portas, juntamente com a Biblioteca Municipal José de Alencar. Ambos os espaços, situados na Rua Monte Alegre, 306, em Santa Teresa, fazem parte da rede de equipamentos culturais da Prefeitura do Rio de Janeiro e passam por um processo de restauração e requalificação histórico, viabilizado pelo programa Cultura do Amanhã. O investimento total nas obras alcançou R$ 1,389 milhão.

– Laurinda Santos Lobo foi uma figura visionária que revolucionou a cultura brasileira ao apoiar as vanguardas artísticas de sua época. A revitalização deste centro cultural, junto à modernização da Biblioteca José de Alencar, reafirma Santa Teresa como um polo de experimentação e efervescência cultural, conectando tradição e contemporaneidade – afirmou Marcelo Calero, secretário Municipal de Cultura.

 

Obras de revitalização

Os trabalhos no centro cultural começaram em agosto e incluíram a restauração da fachada, com renovação das esquadrias e pintura no tom rosado característico do palacete, construído em 1907. Outras melhorias contemplaram o restauro do muro, a recuperação dos jardins e a instalação de um novo sistema de combate a incêndios.

Para garantir a acessibilidade, foi instalado um elevador, que entrará em funcionamento em janeiro. O processo completo de revitalização continuará até agosto de 2025, quando o complexo será entregue totalmente renovado.

 

Biblioteca renovada

A Biblioteca Municipal José de Alencar, localizada ao lado do centro cultural, foi completamente reformada, com substituição das redes elétrica e hidráulica, além do restauro das esquadrias. Agora, ela integra o programa Bibliotecas do Amanhã, que busca transformar esses espaços em centros de convivência, estudo e produção cultural.

Além de acessibilidade total, com rampas e passarelas, a biblioteca recebeu novos mobiliários, um acervo atualizado e contará com uma programação sistemática para a comunidade.

 

Tributo a Laurinda Santos Lobo

Laurinda Santos Lobo, conhecida como mecenas da Belle Époque carioca, foi pioneira no apoio às vanguardas artísticas no Brasil. Nascida em Cuiabá em 1878, viveu em Santa Teresa e ficou conhecida por receber artistas, intelectuais e políticos em seu palacete, que hoje abriga o Parque Municipal Glória Maria. Em 1979, por iniciativa de moradores e artistas, foi criado o Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo em sua homenagem.

 

Exposição inaugural

Na reabertura, o centro cultural apresentará a mostra “Amor: (des)construção dos afetos em Laurinda Santos Lobo”. Com curadoria da Associação dos Artistas Visuais de Santa Teresa – Chave Mestra, a exposição reúne obras de mais de 40 artistas locais, explorando diferentes linguagens como fotografia, pintura, escultura, instalação e performance. A mostra estará em cartaz até 16 de março de 2025.

– Este é um momento de celebrar a retomada do Centro Cultural como espaço de acolhimento às artes em Santa Teresa, reforçando o bairro como símbolo de criatividade e tradição cultural – destacou Gisele Nery, gerente de Centros Culturais.

 

Horário de funcionamento

O Centro Cultural Laurinda Santos Lobo e a Biblioteca Municipal José de Alencar estarão abertos ao público de terça a sexta-feira, das 10h às 18h.

0 Comentários