Rio prepara esquema especial para auxiliar na mobilidade dos inscritos no CNU

Rio prepara esquema especial para auxiliar na mobilidade dos inscritos no CNU

 

A cidade do Rio de Janeiro preparou um esquema especial de trânsito e transporte para garantir a mobilidade dos participantes do Concurso Nacional Unificado (CNU) neste domingo (18). Serão 125.518 candidatos distribuídos em 276 locais de prova espalhados pela cidade.

As provas do CNU serão realizadas em dois períodos. Pela manhã, os locais de prova abrirão às 7h30 e fecharão às 8h30, com o início das provas às 9h. À tarde, os portões abrirão às 13h e fecharão às 14h, com as provas começando às 14h30.

Este concurso é um novo modelo de seleção de servidores públicos, desenvolvido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Ele unifica os concursos públicos para cargos efetivos em órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, com provas realizadas simultaneamente em todos os estados e no Distrito Federal.

O objetivo do concurso é garantir igualdade de oportunidades no acesso a cargos públicos, padronizar os procedimentos de aplicação das provas, melhorar os métodos de seleção de servidores, priorizando as qualificações necessárias, e assegurar o princípio da impessoalidade em todas as fases do processo seletivo.

Os candidatos são aconselhados a chegar com antecedência para evitar contratempos. A Fundação Cesgranrio, responsável pela organização do concurso, informou que os principais pontos de concentração de candidatos no Rio de Janeiro serão os bairros de Bonsucesso, Maracanã, Tijuca, Centro, Botafogo e Gávea.

Para essas áreas, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), com apoio da Guarda Municipal, organizou uma operação especial de trânsito. Agentes estarão nas proximidades dos locais de prova para orientar o tráfego de veículos e pedestres e coibir o estacionamento irregular. A operação visa manter a fluidez nos principais corredores de tráfego da cidade, com técnicos da CET monitorando o trânsito por câmeras para ajustes necessários nos semáforos.

A Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) também mobilizou equipes para garantir a limpeza das vias próximas aos locais de prova.

O transporte público também será reforçado para facilitar o deslocamento dos candidatos. Ônibus municipais, BRTs, VLTs, metrô, trens, barcas e ônibus intermunicipais operarão em esquema diferenciado, com horários extras, intervalos menores e frota ampliada, conforme as concessionárias responsáveis.

Ônibus urbanos: A Secretaria Municipal de Transportes informa que 60% da frota disponível em dias úteis estará em operação entre 3h e meio-dia. Esse esquema vale para todas as empresas dos consórcios que operam o serviço.

BRT: A MOBI Rio, responsável pelo BRT, reforçará a frota nos quatro corredores do sistema: Transoeste, Transcarioca, Transolímpica e Transbrasil.

Metrô: A concessionária MetrôRio antecipará a abertura de todas as estações para 6h30, meia hora antes do habitual aos domingos. As estações fecharão às 23h, como de costume. A Linha 2 funcionará entre Pavuna e Botafogo, com transferência entre as linhas 1 e 2 entre as estações Central do Brasil e Botafogo.

Trens urbanos: Os trens da SuperVia seguirão a grade horária de sábado, com mais viagens e intervalos reduzidos. No retorno das provas, será mantida a grade regular de sábado, que oferece intervalos mais curtos.

VLT: O VLT Carioca operará das 5h às 14h, com intervalos de 12 minutos na Linha 1 (Terminal Gentileza-Santos Dumont). Nas outras linhas, os intervalos variarão entre 12 a 20 minutos, conforme a operação aos domingos.

Barcas: A CCR Barcas manterá intervalos de uma hora na linha Arariboia, com reforço nas equipes de atendimento e embarcações extras para atender a possível demanda.

Terminal Gentileza: A CCPar reforçará o efetivo no Terminal Integrado Gentileza, monitorando o fluxo de pessoas com um Centro de Controle.

Rodoviária do Rio: A expectativa é de um aumento de 10% na demanda por viagens dentro do estado devido ao concurso. As empresas de ônibus recomendam a compra antecipada de passagens, mas não preveem a necessidade de horários extras.

 

Fonte: Agência Brasil

0 Comentários