Teatro Carlos Gomes reabre após grande reforma.

Teatro Carlos Gomes reabre após grande reforma.

Foto: Reginaldo Pimenta/Agência O Dia

 

Com 152 anos de existência, o Teatro Carlos Gomes, localizado na Praça Tiradentes, foi reinaugurado pela Prefeitura do Rio na noite desta segunda-feira (1/7), após passar pela maior reforma de sua história. A reabertura coincidiu com a cerimônia de entrega do 18º Prêmio APTR (Associação dos Produtores de Teatro), que reconhece os profissionais do teatro em todo o Brasil.

O primeiro espetáculo a ser apresentado após a reinauguração será “Bibi uma vida em musical”, a partir do dia 25 de julho, dirigido por Tadeu Aguiar. A peça narra a vida pessoal, profissional e amorosa da renomada artista brasileira Bibi Ferreira. A cerimônia contou com a presença do prefeito Eduardo Paes, do secretário municipal de Cultura Marcelo Calero, além de outras autoridades e artistas. Com um investimento de mais de R$ 16 milhões, as obras do teatro começaram em novembro de 2021, ano em que o local completou 150 anos. O icônico espaço das artes cênicas passou por uma reforma abrangente que incluiu a substituição completa do sistema de ar condicionado e elevadores, recuperação das instalações elétricas e hidráulicas, reforma dos 11 camarins, restauração de todos os elementos históricos, novo sistema de som, iluminação e cenotécnica, novo sistema de prevenção e combate a incêndio, reconfiguração da plateia e balcões, além de melhorias na acessibilidade para o público e artistas. Os salões Guarani e Paraíso foram revitalizados, com climatização e reformas, a fachada foi completamente recuperada, houve tratamento de iluminação cênica e uma revisão estrutural completa.

A reforma foi conduzida pela Empresa Municipal de Urbanização (RioUrbe). Renovado, o Carlos Gomes se torna o teatro mais moderno da cidade. Em estilo art déco, possui espaço para cafeteria, copa e foyer com mesas e cadeiras. O teatro está situado em um edifício tombado, valorizado por sua importância arquitetônica, histórica e cultural. Além de espetáculos teatrais, o espaço também será utilizado para uma variedade de eventos, incluindo pocket shows, eventos gastronômicos, ensaios abertos, workshops e premiações. Localizado no Centro do Rio, próximo à Praça Tiradentes, o Carlos Gomes é um dos teatros mais antigos e significativos da cidade, anterior até mesmo ao Theatro Municipal, inaugurado em 1909. Originalmente inaugurado em 1872 como Casino Franco-Brésilien, o teatro também foi conhecido como Teatro Santana, até ser renomeado no início do século XX em homenagem ao compositor brasileiro Carlos Gomes, autor de “O Guarani”.

Em 1929, o teatro foi destruído por um incêndio e posteriormente reconstruído em estilo art déco. O Carlos Gomes enfrentou outros incêndios em 1950 e 1960. Em 1988, foi adquirido pela Prefeitura do Rio e reaberto ao público em 1992 após uma reforma estrutural.

O palco do Carlos Gomes já recebeu grandes nomes da dramaturgia brasileira, como Grande Otelo, Eva Todor, Bibi Ferreira, Vicente Celestino, Dulcina de Moraes, Procópio Ferreira e Elke Maravilha. Ele está inserido em um rico contexto cultural na Praça Tiradentes, que inclui o Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), o Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica, o Teatro João Caetano, o Real Gabinete Português de Leitura, e a Galeria de Arte Gentil Carioca, entre outros. A primeira atração do renovado Teatro Carlos Gomes será o musical “Bibi uma vida em musical”, em cartaz de 25 de julho a 18 de agosto, dirigido por Tadeu Aguiar e que contará a história da vida pessoal, profissional e amorosa da artista Bibi Ferreira, filha do ator brasileiro Procópio Ferreira e da bailarina argentina Aída Izquierdo.

0 Comentários