Terminal de BRT do Mato Alto, em Guaratiba, é inaugurado.

Terminal de BRT do Mato Alto, em Guaratiba, é inaugurado.

Foto: Daniel Gastão/Mobi-Rio

 

Cinco meses após o início da operação da Nova Transoeste, a Prefeitura do Rio de Janeiro inaugurou, neste domingo (19), o Terminal Mato Alto, em Guaratiba. Este é o segundo terminal construído neste corredor, resultante da ampliação de antigas estações. O primeiro terminal, Magarça, foi entregue aos moradores do Rio em 31 de março. Atualmente, os terminais de Curral Falso e Pingo D’Água estão em construção e devem ser concluídos ainda este ano. Com os investimentos públicos no Transoeste, o corredor já transporta, em média, 204 mil passageiros por dia, um aumento significativo em comparação com os 79 mil passageiros diários registrados em março de 2021, quando a Prefeitura reassumiu a gestão do sistema BRT.

A antiga estação Mato Alto, que tinha 490 m², foi demolida e substituída por um terminal 15 vezes maior, com 7.390 m². O novo terminal oferecerá mais conforto e comodidade aos passageiros que utilizam os ônibus articulados do BRT para se deslocar entre Barra da Tijuca, Guaratiba, Campo Grande e Santa Cruz. O Terminal Mato Alto funcionará juntamente com dois terminais alimentadores para ônibus comuns e vans (Norte e Sul), totalizando 1.007 m² de área coberta; dois bicicletários de 240 m² cada, com capacidade para 512 bicicletas; e uma ciclovia de 2.750 metros de extensão.

O terminal alimentador e o bicicletário Norte (para passageiros no sentido Barra – Santa Cruz/Guaratiba) já estão operacionais. As obras do terminal alimentador e bicicletário Sul (para o sentido Santa Cruz/Guaratiba – Barra) começarão na próxima semana e têm previsão de conclusão em 90 dias. A estação provisória Sul, instalada no ano passado para atender os usuários, será desativada para dar lugar às obras do terminal definitivo. Durante esse período, os ônibus que parariam no terminal Sul serão redirecionados para o terminal Norte, onde os passageiros também poderão acessar o sistema BRT. Uma grande passarela foi construída no eixo central da Avenida Dom João VI.

A construção do Terminal Mato Alto também incluiu dois novos viadutos, totalizando 590 metros de extensão, além de retornos para veículos comuns.

Sete linhas de BRT irão operar no novo terminal

Além das duas linhas que operam a partir do Mato Alto, 13 (Mato Alto x Alvorada – expresso) e 25 (Mato Alto x Alvorada – parador), outras cinco linhas de BRT farão parada no novo terminal. São elas:

10 – Santa Cruz x Alvorada – expresso – intervalo de 4 minutos, no pico da manhã, e de 6 minutos, no da tarde
11 – Santa Cruz x Alvorada – parador – noturno, intervalo de 12 minutos
12 – Pingo D´Água x Alvorada – expresso – intervalo de 3 minutos, pico da manhã, e 6 minutos, no da tarde
19 – Pingo D’Água x Salvador Allende – expresso – somente à tarde, intervalo de 8 minutos
20 – Santa Cruz x Salvador Allende – expresso – somente à tarde, intervalo de 7 minutos

A linha 13 vai operar com intervalos de 5 minutos no pico da manhã, e 6 minutos no da tarde. Já na linha 25, os intervalos serão de 6 minutos no pico da manhã e da tarde.

Linhas de ônibus nos terminais alimentadores

Linhas que fazem ponto final nos terminais alimentadores:

872 (Praia de Sepetiba – Terminal Mato Alto)
885 (Terminal Mato Alto – Santa Cruz)
853 (Vila Kennedy – Terminal Mato Alto)
SV853 (Vila Kennedy – Terminal Mato Alto)
883 (Bangu – Terminal Mato Alto).

Linhas que passam pelos terminais alimentadores:

852 (Terminal Campo Grande – Pedra de Guaratiba)
SP852 (Terminal Campo Grande – Piraquê)
866 (Terminal Campo Grande – Pedra de Guaratiba)
857 (Terminal Campo Grande – Terminal Pingo d´Água)
867 (Barra de Guaratiba – Terminal Campo Grande).

 

Fonte: Prefeitura do Rio

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